Sono do bebê, 10 dicas para seu bebê dormir

sono do bebêFalar sobre o sono do bebê era o meu desejo antes mesmo de eu ter esse blog. Era o primeiro assunto que eu queria falar, mas é preciso haver um “fluxo”. Era necessário falar sobre a rotina do bebê antes. Esse é um assunto cercado de polêmica porque cada um fala uma coisa e muitas vezes tentamos tudo e nada dá certo.

Como eu já citei em vários textos aqui do blog, eu me baseei em dois livros para fazer com que a Mel dormisse a noite inteira. O primeiro deles foi o Crianças francesas não fazem manha e o segundo foi Os segredos de uma encantadora de bebês.

Ambos são muito esclarecedores e eu super indico. Se você ainda não teve bebê (acho meio difícil porque quem ainda não teve filho sequer pensa em procurar um texto de dicas para fazer o bebê dormir porque não imagina como essa tarefa é árdua rs) eu indico que comece pelo “Crianças francesas… “.

Se seu filho já nasceu e mesmo depois dessas dicas que vou passar aqui hoje e no próximo post, continuar com dificuldade para fazer seu filho dormir, indico que leia o segundo. Vamos parar de conversas e ir para as dicas.

01. Os ciclos do sono do bebê

Nosso sono é feito de pedacinhos, ciclos, e a cada intervalo nós “acordamos”, mas como já “sabemos” dormir, nem percebemos e pegamos no sono novamente sem sentir essa mudança de ciclo. É por isso que o bebê acorda a cada três horas ou até menos.

Isso é muito importante para o recém nascido porque ele precisa se alimentar a cada três horas, mas se ele não for ensinado a emendar os ciclos, mesmo quando não precisar mais se alimentar tão frequentemente, ele continuará acordando.

Quantas mães que você conhece reclamam que seus filhos de um, dois anos ou até mais velhos continuam mamando a noite ou acordando de três em três horas para mamar? Quando a gente fica adulto, a passagem desses ciclos se tornam mais automáticas e nós nem a percebemos, é isso que você precisa ensinar ao seu filho.

02. Sono do bebê – ensine seu filho a dormir

É engraçado como as pessoas entendem que a criança precisa ser ensinada a escrever, a ler, a falar corretamente, a andar e a comer, mas ninguém se lembra que o bebê precisa ser ensinado a dormir.

Se toda vez que seu filho fizer um ruído ou se mexer quando estiver dormindo, você “pular” em cima dele, acender a luz, pegar ele no colo, ele nunca vai aprender a emendar os ciclos de sono. Você precisa dar uma chance para o sono do bebê. Isso não é deixá-lo chorando, é entender que nem toda resmungada, nem todo chorinho precisa ser atendido imediatamente.

sono do bebê

Além de ensinar o sono do bebê, essa prática faz com que seu filho seja uma criança menos ansiosa. Se toda vez que ela precisar, ela for atendida imediatamente, quando, por qualquer motivo, ela não puder ser atendida imediatamente, ela não vai saber lidar e isso vai causar um sofrimento que ela não conhece.

Com o tempo você verá que seu filho passou a emendar ciclos de sono e finalmente seu bebê irá dormir a tão sonhada noite inteira. Mas tenha calma, a noite inteira de sono do bebê não é como você espera, e vamos falar mais sobre isso adiante.

03. Crie uma rotina para o sono do bebê

Eu falei sobre rotina em outro texto (veja aqui). E o ideal é que a rotina já esteja estabelecida. Mas o que trato agora é sobre a rotina para dormir. O ideal é que o bebê durma algumas horas antes de você, assim você vai ter tempo para suas coisas.

Eu vou dar um horário como exemplo, mas quero que você entenda que a rotina da criança deve seguir a rotina da família. Sendo assim, você deve adaptar o que eu citar aqui no seu caso.

Por volta das sete ou oito horas da noite, você vai amamentar o seu filho pela última vez no dia. Então você vai colocá-lo para arrotar e depois disso vai começar a preparar a casa para o sono do bebê. Essa preparação é bem simples:

  • iluminação mínima possível
  • barulho mínimo possível
  • movimentação mínima possível

Quer saber por que você não deve acostumar seu filho a dormir mamando? Clique aqui.

Então você vai preparar o banho do seu bebê com uma água morninha e não vai brincar muito nesse momento. Você pode fazer uma massagem no seu bebê com aquele óleo que diz ajudar na hora do sono. Depois de colocar a roupa de dormir você já vai ficar com ele no quarto onde ele deve dormir.

04. Sono do bebê – Nada de balançar na hora de dormir

Muuuuuitas pessoas, principalmente as mais velhas, têm a mania de balançar o bebê na hora de colocá-lo para dormir. Acontece que, salvo raras exceções, berços e camas não balançam, balançam? Então qual o motivo de acostumar o bebê a dormir balançando?

sono do bebê

A desculpa é: dentro do útero o bebê dormia com o balanço da mãe andando. Mas até quando você vai levar isso? Uma frase que eu acho super interessante do livro da encantadora de bebês é “Comece do jeito que você quer que continue”. Isso serve pra tudo, dormir balançando ou no colo, dormir na cama dos pais, dormir mamando e tudo mais.

É claro que mais cedo ou mais tarde ele vai se acostumar a dormir sem balançar, na cama dele, sem mamar e etc. Mas muitas crianças desenvolvem problemas de sono por causa de maus hábitos no início da vida. E quanto mais cedo ele dormir sozinho e a noite inteira, mais cedo você e toda a família vão voltar a ter noites melhores.

05. O sono do bebê não chega

Quem é mãe de primeira viagem às vezes tem uma dificuldade enorme para fazer o bebê dormir porque ele parece não querer dormir. Eu tive esse problema com a Mel, ela chorava desesperadamente, não dormia no berço, não dormia no colo, simplesmente não dormia.

O impressionante é que ela só estava bem logo pela manhã, depois de uma “noite inteira” de sono. Eu não conseguia fazê-la dormir, a menos que balançasse muito, e mesmo assim era uma luta. Tudo era muito cansativo e eu já estava ficando estressada.

Foi quando eu descobri que quanto mais cansado o bebê está, mais difícil fica para ele pegar no sono. Como a dificuldade para dormir também era nas sonecas do dia, quando chegava a noite ela estava muuuuito cansada e aí era aquele sofrimento.

Quando eu coloquei a Mel na rotina do EASY, as coisas começaram a se ajeitar, mas ainda não foi suficiente.

06. Identificando os sinais de sono do bebê

É preciso colocar o bebê para dormir assim que ele apresentar os primeiros sinais de sono. Pode parecer loucura, mas isso transformou a minha forma de ver o sono da Mel. Eu percebi que quando eu ia colocar ela pra dormir, ela já estava com muito sono, muito cansada e não conseguia relaxar.

Eu estava deixando passar os sinais que ela me dava como bocejos, coçar os olhinhos, pegar nas orelhinhas, entre outros. O livro me deu um ponto muito legal e quando eu segui isso deu super certo que foi colocar ela para dormir no terceiro bocejo.

sono do bebê

Pode parecer estranho um número tão exato né, mas super funcionou. Quando ela dava o primeiro bocejo eu já ficava atenta, no terceiro eu já levava ela para o quarto e ela dormia muito mais fácil.

07. Sono do bebê sempre no mesmo lugar

Como eu já citei no texto da rotina, a criança fica muito mais confortável quando tudo é igual. É por isso que ela precisa dormir sempre no mesmo lugar e não em qualquer lugar da casa onde cair no sono ou perto da mãe para ser vigiada até durante o sono.

sono do bebê

Se você colocar seu bebê para dormir de barriguinha pra cima, não há riscos. Então você pode deixá-lo no quarto, longe de você um pouquinho, sem problemas. É claro que nem sempre será possível, afinal o bebê vai ao médico, vai na casa da vovó, entre outros lugares e precisa dormir. Mas bebês muito pequenos só devem sair de casa em última necessidade, lembre-se de que ele ainda não tomou todas as vacinas.

O lugar deve ser o mesmo, mas precisa haver uma diferença clara no ambiente. O quarto não pode ser escuro como durante a noite, assim como os barulhos normais da casa não devem ser eliminados durante o sono do bebê. Essa diferença precisa estar presente até que o bebê aprenda o que é dia e o que é noite.

A maior parte dos bebês nasce com o sono “virado”, eles trocam o dia pela noite. Se você não mudar o ambiente para que ele entenda essa diferença, vai demorar muito para ele “desvirar”.

08. Coloque o bebê no berço antes de ele pegar no sono

É super engraçado que esse assunto tem até meme 🙂 Realmente a gente tá tão cansada que quer que o bebê durma logo, então se ele está no seu colo quase dormindo, você jamais vai querer colocá-lo no berço antes dele pegar no sono completamente.

sono do bebê

O problema disso é o mesmo de dormir mamando. O bebê não pode ficar condicionado a dormir sempre no colo, principalmente se a sua intenção for voltar a trabalhar quando sua licença maternidade acabar. Não é ruindade e nem dizer que colo mima, é apenas para que o seu filho já aprenda a dormir sozinho agora e não sofra quando você não puder mais niná-lo.

09. Chupeta e dedo não são vilões, são amigos do sono do bebê

Gente, quero até que vocês comentem esse texto, por favor. Eu não conheço ninguém que tenha um bebê pequeno que consiga dormir sem estar no peito, sem chupar dedo, sem chupar chupeta e sem ser balançado. É sério, eu acho impossível.

A sucção para o sono do bebê é uma necessidade e se você não quer que seu filho fique condicionado a só dormir mamando ou sendo balançado (lembre-se: não é ruindade é apenas para ele não sofrer quando você não estiver presente) então você precisa dar chupeta ou deixá-lo chupar o dedinho.

Não é tão difícil tirar o dedo ou a chupeta quanto as pessoas falam. A Mel chupou dedo até 1 ano e 5 meses e vou explicar em outro post como eu fiz pra tirar essa mania.

sono do bebê

O grande problema é que as pessoas não sabem como oferecer esses “acessórios” de forma que não seja prejudicial para a criança. Se toda vez que a criança chorar você enfiar uma chupeta na boca dela, ou ignorar quando o dedinho na boca não for sono, mas sim fome, aí sim você vai tornar esse hábito prejudicial.

Além disso, algumas pessoas têm a mania de recolocar a chupeta na boca do bebê quando ela cai durante o sono. A chupeta serve apenas para fazer o bebê dormir, cair depois disso é o correto. Se você recolocar toda vez que cair, o bebê vai se acostumar a passar a noite inteira com a chupeta na boca. Isso vai acarretar os seguintes problemas:

  • ele vai acordar sempre que a chupeta cair
  • isso vai prejudicar os dentes dele
  • pode haver aparecimento de cárie

10. Resumo final para a hora do sono do bebê

Vou montar um esquema unindo todas as dicas para que você saiba o passo a passo para colocar o bebê para dormir. Como nem toda criança é igual, é claro que pode ser que alguma dica não funcione, mas é preciso ter persistência. Tudo isso é para o bem do seu filho.

Então o esquema é o seguinte:

  • Atenção para os sinais
  • No terceiro bocejo você já o leva para o quarto
  • Se ele não estiver chorando, coloque-o no berço ou onde quer que ele durma normalmente
  • Se ele estiver chorando, nada de balançar
  • Coloque a chupetinha na boca ou deixe ele pegar o dedinho. (Juro a Mel não tem a dentição feia, abaixo uma foto dela hoje)sono do bebê
  • Fique com ele no colo dando leves tapinhas nas costas até que ele fique beeeem sonolento
  • Tente colocá-lo novamente no berço e continue dando os tapinhas nas costas ou na coxinha
  • Assim que ele se acalmar completamente, pare com os tapinhas. (Nesse momento vale cantar, colocar musiquinhas suaves, contar histórias, ou falar baixinho e de forma calma, até que ele durma)

Nunca fiz um post tão grande aqui no blog, mas esse assunto merece. Apesar do tamanho, ainda faltam os seguintes pontos:

– como fazer o bebê dormir a noite inteira

– deixar ou não dormir na cama dos pais

– quantas horas o bebê precisa dormir por dia

– quanto tempo o bebê pode ficar sem mamar

Entre outros assuntos, mas vou deixar para outro post. Assine a newsletter do Doce como Mel para receber as atualizações no seu e-mail e não perder nada. Abaixo seguem mais alguns posts que você deve gostar:

10 coisas que fazem o bebê chorar

Dores na amamentação

Rotina do recém-nascido

 

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

4 ideias sobre “Sono do bebê, 10 dicas para seu bebê dormir

  1. eu to sofrendo minha bebe n dorme no berço só querft ficar na rede quando niño ela . ela.dorme quando.coloco.ela acorda n sei o.que fazer ela tem
    1 mês e

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.