Sintomas de Gravidez – o que uma grávida sente


Apesar de ouvirmos falar muito sobre atraso de menstruação e enjoo como os primeiros sintomas de gravidez, nem sempre é nessa ordem que as coisas acontecem. Cada mulher é de um jeito, eu, por exemplo, tive como primeiro sintoma de gravidez o excesso de sono e em seguida as cólicas.

Por isso hoje vou relacionar os 10 principais sintomas de gravidez, principalmente

do início dela, mas é importante que você faça o teste pra confirmar, ok?! O nosso psicológico é muito forte então a gravidez psicológica é algo real e se você começar a ficar muito ansiosa, vai começar a sentir esses sintomas mesmo sem estar grávida.

Primeiros sintomas de gravidez

  1. sintomas de gravidezAtraso na menstruação: esse é o mais conhecido e é um dos mais certos, afinal, se você está tentando engravidar, provavelmente já foi ao médico e já fez todos os exames que tinha que fazer então a chance de a menstruação estar atrasada por algum problema de saúde é pequena. Mas como eu já citei, o fator psicológico é muito forte e se você já não tinha o ciclo regular antes, pode passar por algumas pequenas decepções até a gravidez se confirmar.

Caso você já tenha decidido engravidar, leia esse texto para saber tudo o que você precisa fazer antes de começar a tentar de fato: Decidi engravidar, e agora?

sintomas de gravidez

  1. Cólicas: essas podem causar uma confusão danada, elas são muito parecidas com as cólicas
    menstruais, mas quando são sintomas de gravidez elas costumam ser bem mais fortes. Converse com o seu médico para saber quais remédios você pode tomar em caso de dores muito fortes.sintomas de gravidez

 

 

 

  1. Excesso de sono: mesmo que você já sinta sono todos os dias depois do almoço, o sono que você vai sentir no início da gravidez é quase incontrolável, chega a ser engraçado de tão insuportável rsrsrsrs. Sempre que puder durma um pouquinho, caso você esteja realmente grávida.
  1. Mudança nas mamas: esse também é um sintoma de gravidez que costuma confundir muito com o de menstruação. Os seios ficam inchados e doem, mas uma coisa é bem diferente, as aréolas já começam a escurecer, por incrível que pareça, isso já muda logo no início, e só volta ao normal (se voltar), quando o bebê tiver uns 5 meses.
  2. Enjoos: algumas sortudas nem chegam a sentir, outras os sentem antes mesmo de a menstruação atrasar e pode durar até o final da gravidez. O mais comum é a chegada dos enjoos ser por volta da oitava semana de gestação e acabar por volta da décima segunda. Vou escrever um artigo só sobre enjoos porque o assunto é vasto.sintomas de gravidez
  3. Prisão de ventre: apesar de ela ser falada apenas em relação ao pós parto, a prisão de ventre acomete muitas grávidas, seja por questões hormonais ou simplesmente porque o crescimento do útero começa a pressionar os outros órgãos.
  4. Excesso de saliva: eu já vi casos de mulheres que precisam cuspir o tempo inteiro, já eu nem percebi esse sintoma de gravidez. Acredito que varie muito de mulher para mulher.
  5. Barriga inchada: calma gente! Vocês podem estar falando: claro, tá grávida a barriga vai crescer. Mas não estou falando de barriga de gravidez, estou falando de inchaço mesmo. Muitas mulheres até confundem, acham que a “barriguinha” já está aparecendo, mas a barriga de grávida mesmo só costuma aparecer depois do quinto mês, principalmente se for a primeira gestação.sintomas de gravidez
  6. Fome: muuuuuita fome. O corpo já identifica a necessidade e você já começa a querer comer mais, só tenha cuidado, não vale dar a desculpa de que está grávida e querer comer por dois, isso não existe. Também vou falar em outro post sobre o ganho de peso na gravidez.
  7. Excesso de urina: mesmo que o útero não esteja grande o suficiente para apertar a bexiga, o excesso de urina é um sintoma de gravidez que aparece logo no início. Se você não é de acordar durante a noite para ir ao banheiro, prepare-se! Provavelmente vai passar algumas semanas acordando várias vezes.

Outros sintomas de gravidez

No decorrer da gravidez você vai sentir vários sintomas, mas alguns são mais comuns como:

  • Nariz escorrendo
  • Mudanças no paladar
  • Gases
  • Acne
  • Sangramento vaginal
  • Mudanças no olfato
  • Dores de cabeça

Mais uma vez vou enfatizar, mesmo que você esteja com toooodos esses sintomas, faça o teste antes de qualquer coisa, principalmente se o seu desejo ou medo de engravidar sejam muito grandes.

Caso você já esteja tentando engravidar há algum tempo sem sucesso, dá uma olhadinha no artigo Como engravidar, ele pode te ajudar.

Se você já confirmou sua gravidez ou se já é mamãe, conta pra gente nos comentários quais os primeiros sintomas de gravidez que você sentiu.

 

Artigos que você possa gostar:

The following two tabs change content below.

7 ideias sobre “Sintomas de Gravidez – o que uma grávida sente

  1. Pingback: Pré-natal, saiba quais exames fazer - Doce como Mel

  2. Pingback: Alimentação na gravidez, o que a grávida pode comer - Doce como Mel

  3. Eu soube a poucos dias que estou grávida e, o que despertou a dúvida foi um pequeno sangramento no período que seria o da menstruação (totalmente fora do meu padrão) sonolência, quando na verdade sofro de insônia e dor nos seios. Feito o exame de sangue, resultado positivo!

  4. Oi Adriana,
    exatamente, rsrsrsrs esses são uns dos primeiros sintomas… o sangramento não é tão comum, apenas algumas mulheres têm, mas o resto é tudo muito comum…
    Bem vinda ao clube… ser mãe é mágico…
    continue acompanhando o blog.
    bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.