Segurança do Trabalho


O setor de  segurança do trabalho cuida para que o funcionário possa voltar para casa da mesma forma que chegou pra trabalhar. Além disso este setor também busca a melhoria das condições de trabalho para que os trabalhadores possam exercer as suas funções da melhor e mais segura forma possível.

Os profissionais da área de segurança do trabalho buscam no mercado os melhores EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) para que estes deem ainda mais segurança aos funcionários. O setor de segurança do trabalho é composto pelo técnico de segurança do trabalho e o engenheiro de segurança do trabalho.

O primeiro para chegar a exercer a função precisa acabar o ensino médio e fazer um curso técnico na área, já o segundo precisa fazer qualquer graduação em engenharia ou arquitetura e em seguida fazer uma pós graduação na área de engenharia de segurança do trabalho.

Todo o trabalho destes profissionais tem como base as Normas Regulamentadoras ou NR’s como são mais conhecidas, hoje em dia temos 36 NR’s em vigor e cabe ao setor de segurança e medicina do trabalho colocá-las em prática nos seus respectivos locais de trabalho.

segirança do trabalho

segurança do trabalho

Minha Empresa Precisa de um Técnico de Segurança do Trabalho?

Primeiramente quero informar que todo estabelecimento que possui empregados devidamente registrados em carteira necessita de um técnico de segurança do trabalho. Agora se ela quer saber quantos profissionais deste cargo ou  da engenharia de segurança do trabalho ela precisa, vai ser necessário saber seu número de funcionários e o seu grau de risco.

Para saber o grau de risco é só consultar o cartão de CNPJ da empresa, depois veja o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômica) aí é só consultar a NR 04 do Ministério do Trabalho e Emprego  e olhar nos Quadros I e II os números de técnicos de segurança ou engenheiro de segurança que sua empresa necessita referentes ao seu grau de risco e número de funcionários que ela possui.

O setor de segurança do trabalho integra parte do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) juntamente ao médico e o enfermeiro do trabalho e auxiliar de enfermagem do trabalho. Cabe ao setor de segurança do trabalho zelar pela integridade física dos funcionários da empresa e cobrar melhorias e equipamentos para que os mesmos exerçam suas funções da melhor forma possível.

Ele também deve assegurar que todos os funcionários façam uso desses equipamentos e obedeçam as normas de segurança da empresa.

segurança do trabalho

Segurança do Trabalho – SESMT

Segurança do Trabalho x Acidentes de Trabalho

Para ter uma ideia, os acidentes de trabalho matam mais de 2500 pessoas anualmente, isso de acordo com uma pesquisa feita pela a OIT (Organização Internacional do Trabalho) em estudos feito em 2012. Além de perder a vida muitas vezes além do sofrimento referente ao óbito, os familiares ficam sem aquela pessoa que provia o sustento da casa e isso tende a gerar outra série de problemas a esta família.

Os profissionais da área de segurança trabalham para que esses números diminuam e menos trabalhadores e famílias sofram com esta tragédia. Além de causar grande impacto na vida dos acidentados e das suas respectivas famílias os acidentes de trabalho geram gastos para empresa e para previdência que precisará garantir o sustento de quem se acidentou e seus dependentes.

Este artigo falou um pouquinho sobre a área de segurança do trabalho, espero que tenha gostado e entendido um pouco mais sobre este assunto. Se gostou curte, comenta e compartilha para que mais pessoas possam conhecer mais sobre este ramo.

segurança do trabalho

segurança do trabalho

Amanhã pode ser tarde, segurança agora!!!

 

The following two tabs change content below.

Uma ideia sobre “Segurança do Trabalho

  1. Pingback: Primeiros Socorros - Noções básicas - Doce como Mel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.