Rotina do bebê, o primeiro passo para tudo dar certo

rotina do bebêHá muito tempo quero falar sobre a rotina do bebê. Esse é um dos assuntos mais importantes porque ele é base para todo o resto. Se você consegue colocar o seu bebê na rotina, sua vida de mãe muda para melhor, muito melhor. A minha mudou e eu consegui isso depois que li o livro “Os segredos de uma encantadora de bebês“.

É colocando o seu bebê em uma rotina que você consegue alimentá-lo melhor, da forma correta, eu falo um pouquinho sobre a amamentação em três textos diferentes, de tão grande que é o assunto, seguem os links abaixo:

Eu pretendo falar sobre o sono do bebê desde antes de montar o blog, acho esse um assunto muito importante, polêmico e que também transforma a vida das mamães de primeira viagem, mas não tem como falar sobre isso sem falar da rotina do bebê.

Por que a rotina é importante para o bebê

Muitas pessoas reclamam da rotina, essa palavra já é sinônima de coisa negativa, principalmente quando nos referimos ao casamento, mas você já tentou viver sem rotina? Eu já vivi assim e posso te garantir que acaba com a saúde e disposição de qualquer pessoa. Um dia trabalha de manhã, outro dia à tarde, outro de madrugada, um final de semana trabalha, no outro não e por aí vai, depois que passei a trabalhar com uma rotina, de segunda a sexta, com um horário sempre igual, tendo todos os meus finais de semana eu vi o quanto a rotina é boa.

O bebê gosta de saber o que vem depois, ele fica mais tranquilo e passa a ter um comportamento previsível. Isso vai te ajudar demais porque você já vai saber o que fazer a cada choro. Quando ele estiver com fome, você vai saber pela hora, assim como quando estiver com sono e por aí vai.

Para saber por que os bebês choram tanto, clique aqui.

O nível de estresse de um bebê que segue uma rotina é infinitamente menor do que de um bebê que simplesmente vai vivendo um momento depois do outro.

EASY, a sigla da rotina do bebê

Easy é a sigla da rotina do bebê, mas a palavra caiu como uma luva. Sua vida ficará muito mais fácil depois que você conseguir implementar essa rotina na sua casa. Essa sigla significa Eat, Activity, Sleep e You, ou seja, Comer, Atividade, Dormir e Você.

A rotina do bebê é bastante simples, ela se resume em se alimentar, fazer alguma atividade, dormir e nesse momento sobra um tempo pra você. Além dessas poucas etapas simples, é importante seguir exatamente essa sequência e já vou explicar o porquê.

Quando o bebê se alimenta e pratica alguma atividade antes de dormir, ele não fica condicionado a só dormir mamando, infelizmente a maioria das mães faz exatamente o contrário, assim, quando o bebê quer dormir ele só faz isso se estiver com a mãe, mamando e surgem vários problemas de sono, principalmente se a mãe não tiver a intenção de que o bebê durma na mesma cama que ela.

rotina do bebê

Atividades na rotina do bebê

As atividades são inúmeras e não estão limitadas a atividades educativas apenas. Tudo o que não for dormir e comer é atividade, sendo assim, depois que amamentar o bebê é que você deve:

  • trocar as fraldas
  • levar para o banho de sol
  • para um passeio
  • para assistir TV
  • levar para tomar vacina
  • dar banho
  • brincar
  • contar uma historinha
  • receber visitas
  • levar para visitar a vovó e etc.

Essa atividade vai cansar o bebê e então ele vai dormir. Só depois que acordar vai mamar novamente e começará um novo ciclo da rotina do bebê.

Quanto tempo dura a rotina do bebê

Quando o bebê nasce, ele mama mais ou menos de três em três horas e a rotina deve durar esse tempo. Conforme forem se alterando os intervalos das mamadas, o tempo da rotina muda. O intervalo só deve aumentar e não diminuir, sendo que o que costuma aumentar são os tempos das sonecas e das atividades porque a mamada costuma ser mais rápida, já que o bebê ganha prática.

Agora se a sua dúvida é “por quanto tempo devo manter a rotina”, a resposta não é exata e vai depender do seu filho e das atividades que ele terá, o que você deve manter é sempre o sono antes da alimentação e não o contrário.

E o Y da rotina do bebê?

Essa é a melhor parte da rotina do bebê. Quando você consegue colocar uma rotina no seu bebê, você passa a poder se planejar, você sabe exatamente a hora em que ele vai dormir. Assim, você terá um tempo para você. Pode tomar um banho com mais tranquilidade, comer com calma, até mesmo assistir a um filme, ler um livro. E o melhor de tudo: dormir.

Depois que eu coloquei a Mel na rotina, tudo ficou mais fácil, porque ela chorava muito e eu não sabia por que. Eu então percebi que era sono, assim eu me adiantava e já preparava tudo para a soneca, ela dormia com muito mais tranquilidade, mas o assunto sono está nesse post aqui >> Sono do bebê

Espero que vocês tenham gostado de mais esse post do Doce como Mel. Abaixo seguem outros textos que vocês devem gostar. Assinem nossa Newsletter para receber nossas novidades por email.

Nascimento dos dentes

Dedo ou chupeta

O que faz o bebê chorar?

The following two tabs change content below.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.