Reconstrução capilar, como fazer em casa

reconstrução capilar

Cabelos saudáveis

Se o seu cabelo está muito frágil, quebrando muito, se ele está elástico ou até mesmo se você utiliza muita química, principalmente descolorações, o que você está precisando é de uma reconstrução capilar. No post de hoje, você vai saber o que é isso, como fazer, os produtos a usar e os benefícios que ela pode trazer.

Sempre lembrando que todos os produtos que utilizo são liberados para No Poo, técnica que eu utilizo desde quando fiz a transição capilar. Dessa forma, quem faz low poo ou quem não adota essas técnicas pode usar os produtos que eu indico aqui. Você pode saber mais sobre a técnica no post que escrevi sobre o assunto, clicando sobre o link acima.

O que é reconstrução capilar?

A reconstrução capilar é a técnica utilizada para repor a massa dos fios perdida por vários motivos. Ela é feita abrindo as cutículas dos cabelos, fornecendo queratina e depois fechando as cutículas. Muito se fala sobre a hidratação e a nutrição capilar. A primeira repõe os líquidos e a segunda a gordura, mas não se fala muito sobre a reconstrução capilar.

Como saber se meu cabelo precisa de reconstrução capilar?

Existem alguns pequenos testes que podem ser feitos. O primeiro deles é você arrancar um fio de cabelo, de preferência do alto da cabeça, enrolar uma ponta em cada dedo e puxar. Se o fio esticar muito e quando você soltar ele não voltar para o lugar, ficando frágil e depois arrebentando, tenha certeza de que seu cabelo precisa de reconstrução capilar.

Se você tiver colocado químicas fortes nos cabelos e principalmente feito descoloração, deve ter percebido que os fios estão bem mais fininhos. Acontece que a descoloração é o que mais retira massa do cabelo, e se você já tinha os fios finos, vai sentir muito a diferença.

Como fazer a reconstrução capilar?

Muitos salões oferecem o serviço, mas se você já sofreu na mão de “profissionais” da beleza ou se tem cabelos cacheados, com certeza prefere cuidar das suas madeixas em casa. A reconstrução capilar, também chamada de queratinização, vai devolver a vida aos seus cabelos.

Ela pode ser feita de várias formas. A primeira delas é com cremes específicos para reconstrução capilar. Mas também é possível fazer com cremes batizados com produtos que repõem a massa dos fios. Vou explicar passo a passo como eu faço a reconstrução capilar e dar as dicas.

  1. Lavar os cabelos normalmente. Lave os cabelos apenas com xampu. Se você faz No Poo, faça co-wash.
  2. Em seguida, você deve tirar o excesso de água e aplicar a queratina líquida mecha por mecha. A queratina líquida que uso e é liberada para No Poo é a da Niely.liberado para no poo reconstrução
  3. Deixe por 15 minutos. Evite deixar muito mais tempo que isso, o excesso de queratina também não é bom.
  4. Retire apenas com água. Retire o excesso de água.
  5. Aplique creme com óleo, na proporção de duas colheres de creme para uma de óleo. O óleo deve ser 100% vegetal.
  6. Deixe por meia hora. Essa etapa não tem problema se passar um pouquinho.
  7. Retire apenas com água. Retire o excesso de água.
  8. Aplique creme com vinagre, de preferência que não seja vinagre com álcool. A proporção é a mesma do óleo.
  9. Deixe meia hora.
  10. Retire apenas com água e finalize.

Caso você queira fazer uma reconstrução mais rápida, pode usar o creme abaixo seguindo as instruções da embalagem, ou batizando com a queratina líquida:

reconstrução capilar

Com que frequência devo fazer a reconstrução capilar?

No texto que fiz sobre cronograma capilar, você tem uma ótima ideia da frequência da reconstrução capilar. Mas posso adiantar que você deve fazer no máximo duas vezes no mês, por mais quebrado que esteja o seu cabelo. O intervalo mínimo deve ser de duas semanas. Caso seu cabelo seja virgem, faça apenas uma vez por mês, cabelos saudáveis também precisam de reconstrução.

Você só não deve fazer a reconstrução capilar se o seu cabelo estiver muito endurecido, sem elasticidade nenhuma. Nesse caso ele já deve estar com excesso de queratina, você não precisa fazer nada para remover, mas também não deve colocar mais.

Espero que esse post tenha sido esclarecedor. Assine a Newsletter do Doce como Mel e veja abaixo mais alguns posts que você deve gostar:

Produtos liberados para No poo

Como fazer No Poo

 

 

The following two tabs change content below.

2 ideias sobre “Reconstrução capilar, como fazer em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.