Primeiros Socorros – Noções básicas

primeiros socorrosO artigo de hoje falará sobre algumas dicas para você prestar os primeiros socorros a alguém ou a si próprio. Nunca se sabe a hora que você precisará colocar em prática estes fundamentos tão importantes e que podem até salvar uma vida, portanto é bom ter noção de algumas ações para poder ajudar uma pessoa acidentada ou com qualquer tipo de lesão ou problema.

Quando você vai prestar os primeiros socorros a alguém precisará principalmente manter a calma e passar tranquilidade para a vítima, caso contrário, se ficar nervoso acabará mais atrapalhando que ajudando e essa não é a ideia!

O assunto primeiros socorros é bem abrangente já que existem diversas maneiras de alguém necessitar destes procedimentos, por isso abordarei temas mais comuns em relação a como prestar socorro às vítimas de acidentes de trânsito, afogamento, pessoa com convulsão etc.

Para prevenir acidentes de trabalho leia nosso texto sobre Segurança do Trabalho.

Como prestar primeiros socorros para vítimas de trânsito

Como já dito acima, se você foi o primeiro a chegar ao local do acidente primeiramente mantenha a calma antes de prestar os primeiros socorros as vitimas. É importante deixar bem claro que só quem pode remover as vítimas do local são pessoas de equipes especializadas como bombeiro, assim a primeira coisa a fazer é ligar 193 e samu 192 e você nesse caso não deverá movimentar a vítima pois poderá piorar a situação.

primeiros socorros acidentes de transito

Outra coisa que é bom deixar bem esclarecido é que seja qual for a emergência relacionada a acidentes vítimas de trânsito a sequencia não mudará, sendo sempre realizada da mesma forma!

Ao chegar no local avalie a gravidade deste acidente nessa hora você deverá pensar e agir da melhor e mais rápida forma possível, se com você estiver mais alguém pra ajudar melhor ainda, dirija as funções para que esta lhe auxilie!

De imediato solicite equipes de socorro para o local como bombeiros ou samu, garanta primeiramente a sua segurança e depois a dos demais envolvidos. Coloque cones, pneus ou galhos de árvore na via em algum local um pouco distante do acidente para quem vier a se aproximar do local já tome conhecimento do acontecido, esses atos em si já se configuram como primeiros socorros.

Dependendo da posição em que se encontra a cabeça da vítima, tente apenas segurá-la até que o socorro especializado chegue ao local. Se a vítima estiver consciente tente tranquilizá-la, se não estiver já avise ao socorro na hora que pedir ajuda!

Se os acidentados conseguirem sair do carro após o acidente ou houve colisão com alguma moto etc. e vítimas se encontram caídas na pista tente assegurar a segurança destas para que mais nada aconteça até o atendimento chegar! Não forneça água nem alimento para a vítima mesmo que ela peça!

Prestando primeiros socorros para vítimas de convulsão

  • Primeiramente se conseguir prever que a vítima irá ter uma convulsão não deixe que caia, deite-a no chão de lado, assim a mesma não se engasgará com a saliva ou qualquer outra secreção.
  • Tire objetos que estejam ao lado da vítima e segure-a se conseguir, assim evitará que ela se machuque.
  • Afrouxe a roupa da pessoa para que a mesma possa respirar melhor.
  • Com um pano limpo, limpe qualquer secreção expelida por ela.
  • Nunca coloque a mão dentro da boca de uma pessoa em convulsão. Há pessoas que pensam que devem puxar a língua para que a pessoa não se engasgue, mas isso é um erro. Caso coloque irá levar uma intensa mordida.
  • Geralmente depois que a convulsão passa a pessoa sente um grande sono e dorme logo após.
  • Peça para que ela procure um médico o mais rápido possível!

Primeiros socorros para vítimas de choque elétrico

Geralmente a grande maioria das pessoas não sabe como reagir em caso de se depararem com alguém tomando um choque elétrico, por isso ler as recomendações abaixo será muito importante para que nesta hora consiga agir da forma ideal.

  • A primeira coisa que você deve fazer é tentar desligar a fonte geradora do choque, por exemplo, se a pessoa estiver tomando um choque na hora que estiver trocando uma lâmpada, por exemplo, você deverá desligar a chave geral, assim cortará a passagem de eletricidade do fio e consequentemente o choque irá parar.
  • Se não conseguir ou não achar a chave que desliga a energia tente tirar a vítima do contato com a fonte elétrica, mas nunca, disse NUNCA toque na pessoa com as mãos, use materiais que não são condutores de energia para isso como a madeira seca, borracha, panos grossos etc. Para se proteger faça uma base de pano, livro grosso ou jornal e suba em cima no momento do contato com a vítima ainda em choque!
  • Chame de imediato o SAMU ligando no número 192.
  • Se a vítima estiver inconsciente e sem respirar deverá ser feita uma massagem cardíaca e respiração boca-a-boca nela afim de reanimá-la!
  • Caso sinta que a vitima está respirando, apenas deite-a de lado na posição de segurança exemplificada abaixo:

primeiros-socorros

  • Depois disso é só aguardar a chegada dos serviços especializados para darem prosseguimento ao atendimento, você já fez sua parte, e aquela vida pode ser salva graças a isso!!!

Todas essas situações que dei neste texto podem acontecer com qualquer um de nós e é bom estarmos preparados para prestar os primeiros socorros. Não irei continuar o texto pois ficará muito extenso, mas prometo que volto a falar no assunto em textos futuros, afinal existem outras diversas situações onde a prática dos primeiros socorros é fundamental como em caso de afogamentos, parada cardíaca, queimaduras etc.

Espero que você tenha gostado de mais esse texto do Doce como Mel e que compartilhe porque ele pode salvar vidas.

Outros textos que você deve gostar:

Segurança do Trabalho

Dicas de mudança

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.