Pré-natal, saiba quais exames fazer


Agora que você já confirmou que está grávida, se não já estava fazendo acompanhamento médico, a partir de agora tem que fazer afinal os exames feitos no pré-natal são muito importantes para detectar com antecedência vários problemas e tratá-los.

Mas são tantos exames que a gente fica confusa, não é mesmo? Por isso hoje vou falar de todos os exames comuns no pré-natal, para que servem e quando precisam ser feitos. Para facilitar a compreensão vou seguir uma ordem cronológica.

Assim que descoberta a gravidez

Hemograma Completo

pré natal

O pré-natal começa logo que você descobre a gravidez e o primeiro exame é o Hemograma Completo. Na realidade, quem planejou a gravidez, já deve ter feito esse exame assim que comunicou ao médico o desejo de engravidar, já quem não planejou, agora vai fazer.

Ele pode vir a se repetir conforme a gestação avança caso seja necessário e serve para verificar se a grávida está com anemia já que a quantidade de sangue aumenta e o ferro não, assim fica desproporcional e o médico verificando esse problema ele vai passar uma suplementação de ferro pra você.

Esse exame de pré-natal também vai descobrir se existe alguma infecção ou se o seu sistema imunológico está debilitado.

Glicemia

A Diabete Gestacional é muito comum, mesmo que você nunca tenha tido problemas com a sua glicose, é bom ficar atenta e não abusar dos doces. É por isso que o seu obstetra deve incluir entre os exames de pré-natal o teste de glicemia de jejum e a curva glicêmica.

Se a sua glicose se apresentar alta no exame de jejum, isso quer dizer que você está com diabetes ou propensa a ter, independente da ingestão de açúcar, e nesse caso o médico deve receitar algum medicamento ou encaminhar você para o endocrinologista.

Já se a sua glicose só subir quando você ingerir o líquido doce para fazer a curva glicêmica, isso quer dizer que você vai precisar controlar a sua dieta e não poderá comer nada com açúcar.

Tipo sanguíneo e fator Rh

Esse exame pré-natal é importante porque se a mãe for negativo e o bebê positivo, a mulher vai produzir anticorpos para se um próximo bebê Rh positivo vier eles atacarem suas hemácias. Mas se durante a primeira gestação for detectado que a mãe é negativo e o bebê positivo, a mulher vai tomar um medicamento logo depois do parto para não produzir estes anticorpos.

Exame para detectar HIV e Sífilis

Também é feito no início da gestação para o tratamento começar o quanto antes caso a mãe tenha um dos dois vírus, assim, o bebê não será infectado.

Exame pré-natal para detectar toxoplasmose e rubéola

Como esses são problemas que podem causas sequelas irreversíveis no bebê como malformações, problemas neurológicos, surdez e cegueira, é feito logo no início da gestação para identificar se a gestante já teve contato com algum fator que causa essas doenças.

Exame pré-natal para detectar Hepatite B e C

Também é feito no início para que o tratamento seja feito a tempo de o bebê não ser infectado por nenhum dos vírus.

Obs: Geralmente todos os exames acima são feitos no mesmo dia, já que são feitos a partir do sangue.

Exame de urina

É muito comum a gestante ter infecção urinária no início e/ou no final da gravidez, por isso esse exame é solicitado.

Exame de fezes

Para identificar verminoses. Caso sejam identificadas, o obstetra vai receitar um medicamento.

Entre 6 e 10 semanas de gestação

É quando é feita a primeira ultra. Essa é uma das ultrassonografias mais importantes do pré-natal porque é nela que você descobre exatamente com quantas semanas de gestação você está e como está o coração do bebê.

Ah essa também é importante para saber se é só um bebê e se a gestação está ocorrendo no útero mesmo.

ultrassonografia pré natal

Entre 11 e 14 semanas de gestação

Nessa época começa o segundo trimestre de gestação, a fase mais tranquila em todos os sentidos. É quando você faz a famosa morfológica e também a ultrassonografia para medir a translucência nucal  e a presença de septo nasal.

Nesses exames pré-natal você consegue identificar um possível problema genético, o desenvolvimento geral do feto e a formação dos membros e de alguns órgãos, além do sistema nervoso.

Entre 20 e 24 semanas de gestação

Ainda no segundo trimestre você faz mais uma ultra, nessa geralmente é possível saber o sexo e confirmar se a formação está ocorrendo bem.

Pode haver a realização de mais um hemograma completo dependendo do resultado do anterior ou das suas condições de saúde, bem como histórico familiar de doenças.

A glicemia também é repetida nessa fase do pré-natal. A atenção agora é muito mais voltada para a curva glicêmica, já que muitas mulheres costumam alterar esse índice nessa fase.

Os exames para detectar hepatite B e C podem ser repetidos nessa fase dependendo do seu histórico.

O exame de urina também se repete.

A partir da 32ª semana de gestação

Já no terceiro trimestre, os exames de pré-natal já ficam mais voltados para o parto então você faz uma ultrassonografia para saber se o tamanho do bebê está de acordo com a idade gestacional. É importante citar que ele não pode estar nem muito grande nem muito pequeno. Também é necessário que ele já esteja de cabeça para baixo.

Assim como no segundo trimestre, pode ser necessário repetir o hemograma completo dependendo dos resultados dos anteriores, da sua saúde e do seu histórico familiar de doenças.

O exame pré-natal  de toxoplasmose e rubéola é repetido nessa fase da gestação. É muito importante para saber se durante a gravidez a mulher não teve contato com os causadores destas doenças.

Os exames para detectar hepatite B e C podem ser repetidos no terceiro trimestre da gestação dependendo do seu histórico.

Mais um exame de urina no pré-natal.

Esses exames que citei foram os principais e que toda mulher deve fazer. Caso você tenha alguma condição especial, seu médico pode pedir mais exames, assim como se a sua gravidez for de risco, ele pode pedir outras ultrassonografias.

Espero que você tenha gostado e abaixo sugiro alguns artigos do Doce como Mel que você pode gostar:

Ácido fólico e sua importância durante a gestação

Sintomas de gravidez

Tabela chinesa verdadeira

The following two tabs change content below.

Uma ideia sobre “Pré-natal, saiba quais exames fazer

  1. Pingback: Alimentação na gravidez, o que a grávida pode comer - Doce como Mel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.