Nossa estratégia para perder peso


No texto A busca pelo emagrecimento (veja aqui) falamos sobre como está nossa forma física, quanto estamos pesando, qual nossa altura, IMC e qual nossa meta. Aqui nesse artigo vamos falar um pouco qual será a nossa estratégia para perder peso.

como perder peso

Primeiramente não vamos abrir mão da saúde em prol da estética. Muitas pessoas fazem várias dietas loucas da internet para perder peso que prometem emagrecer até 7 quilos em 7 dias… loucura pura na minha opinião.

Então a dobradinha alimentação saudável + exercícios físicos será a nossa principal estratégia. Paralelamente vamos pesquisar e experimentar suplementos naturais e shakes para emagrecer.

Alimentação saudável para perder peso

Nós vamos focar na reeducação alimentar, então de primeiro momento não vamos apelar a dietas de emagrecimento que restringem grupos alimentares. Digo de primeiro momento porque nada nos impede de mudar os planos, caso vejamos que nossa estratégia para perder peso não está dando resultados.alimentacao perder peso

Essa reeducação alimentar vai se dar na forma de:

• Redução calórica – digam o que quiser, mas a equação básica para perder peso é consumo < gasto. Você pode fazer o exercício que for, pode fazer a dieta que quiser, se você não consumir menos calorias do que gasta você não vai perder peso nunca.

• Escolha dos melhores alimentos – esse é um ponto muito importante para a saúde. Tem gente que decide perder peso e vai tomar Coca Zero, não toma nem meio copo de suco, nunca. Poxa, eu sei que refrigerante zero não tem calorias, mas ele também não tem mais nada, não tem nenhum nutriente, nada que vá fazer bem à sua saúde. E nós vamos sempre tentar fazer essas substituições.

• Diminuição do consumo de gordura – não vamos eliminar as gorduras das nossas vidas, até porque existem gorduras boas, que são as insaturadas, presentes no azeite, abacate, nas oleaginosas, entre outros alimentos. Mas vamos tentar diminuir ao máximo.

• Diminuição do consumo de carboidratos comuns – vamos tentar substituí-los por carboidratos integrais. O carboidrato comum além de ser muito calórico se transforma em glicose quando não é absorvido totalmente pelo organismo. Isso além de poder causar problemas como diabetes, diminui a saciedade e faz você querer comer novamente em pouco tempo.

• Diminuição do consumo de doces – a glicose é isso que já citei, quanto mais você come, mais quer, não se sacia nunca. Além disso, causa diabetes e se transforma em gordura no organismo que vai se acumular logo na barriga.

• Diminuição do consumo de alimentos ricos em glúten – o glúten é menos falado, mas igualmente perigoso. Ele forma uma espécie de cola no seu intestino, fazendo com que ele funcione de forma mais lenta e não elimine corretamente as toxinas. Além disso, ele faz com que seu corpo produza um hormônio responsável pelo acúmulo de gordura no abdômen, por isso você malha, malha e sua barriga não some. Se você quer perder peso, evite os alimentos ricos em glúten.

• Beber pelo menos 2 litros de água por dia – a água é um desintoxicante natural. Ela faz bem pra tudo e também ajuda a emagrecer porque dá saciedade e faz seu intestino funcionar melhor. Os benefícios da água são inúmeros… veja nesse post.

• Se alimentar de 3 em 3 horas – isso é necessário para manter o metabolismo acelerado e impedir seu organismo de fazer reservas, já que não vai ser preciso. Com o metabolismo acelerado o emagrecimento vem mais rápido.

• Dar preferência a alimentos com calorias negativas – também vou fazer um post falando só desses (atualização em 23/6/15 >> Post sobre alimentos com calorias negativas). É um negócio bem legal, o que acontece é que alguns alimentos têm tão pouca caloria que você gasta mais digerindo-os do que eles tem, e aí você perde peso.

• Dar preferência aos alimentos ricos em fibras – a fibra é a top do emagrecimento. Ela tem muitos benefícios como dar saciedade de forma rápida e duradoura, colocar o intestino para funcionar melhor, grudar nas moléculas de gorduras e levá-las embora sem que o corpo as absorva, e por aí vai.

Fazer exercícios para perder peso

exercicio perder pesoPerda de peso não é feita só de dieta, a prática regular de exercícios físicos é muito importante. E é por isso que vamos adotar a dobradinha citada no início. Mas sempre levando em consideração o seguinte:

• Exercícios aeróbicos: para emagrecer não adianta ir para a academia, passar longe da esteira e fazer abdominal ou levantar peso, tem que fazer exercícios aeróbicos. Vamos falar sobre os melhores exercícios aeróbicos em outro post.

• Começar aos poucos: estamos relativamente parados há muito tempo, então não adianta sair por aí correndo 5 quilômetros. Primeiro porque não vamos conseguir nem levantar no dia seguinte, quem dirá fazer exercícios, segundo que pode fazer mal às articulações.

• Regularidade: vamos tentar manter uma rotina desde o início.

• Exercícios em casa: não vamos à academia ainda, vamos montar um treino e fazer com o que estiver ao nosso alcance. Vamos escrever um post sobre isso.

• Treino intervalado: já foi comprovado que treinos curtos de alta intensidade e alternando o ritmo queimam mais calorias que treinos longos de baixa intensidade e mantendo o ritmo então vamos tentar intercalar exercícios aeróbicos com localizados.

Como já citamos, vamos entrar em mais detalhes sobre nossa rotina de treinos em outro post.

No próximo post vamos falar sobre qual dieta iremos fazer e montar um cardápio para quem quiser nos acompanhar.

Se gostou, compartilha esse texto e continua acompanhando o Doce como Mel.

 

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

9 ideias sobre “Nossa estratégia para perder peso

  1. Pingback: A busca pelo emagrecimento - Doce como Mel

  2. Pingback: Dieta dos Pontos, essa é a nossa escolhida - Doce como Mel

  3. Pingback: Hipertrofia Muscular, Como Ganhar Massa Muscular - Doce como Mel

  4. Pingback: Exercícios para Emagrecer em Casa - Doce como Mel

  5. Pingback: Suplementos para Emagrecer - Doce como Mel

  6. Pingback: HIIT, segredo para emagrecer rápido e com saúde - Doce como Mel

  7. Pingback: Abdominais, saiba quais são os melhores - Doce como Mel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.