Pele Oleosa precisa de cuidados específicos


Cuidar da pele e mantê-la sempre com uma boa aparência não é uma tarefa nada fácil, e quando a pele é oleosa a dificuldade aumenta. A pele oleosa possui um brilho excessivo e outras características próprias, e em decorrência dessa tal oleosidade outros problemas são gerados.

pele oleosa

Veja como brilha uma pele oleosa

Este artigo falará sobre os cuidados com a pele oleosa, esse tipo de pele necessita destes cuidados diariamente e dependendo do grau de oleosidade até tratamentos estéticos.

Problemas comuns na Pele Oleosa

Os problemas que detectamos em pessoas que possuem pele oleosa são principalmente cravos e espinhas. Tal problema pode ter diversos tipos de motivos para acontecer, mas o mais comum está ligado ao fator hormonal. Por isso que vemos a maioria dos adolescentes com cravos e espinhas, nesta época a pele se encontra mais oleosa devido a produção de hormônios, porém há pessoas que mesmo adultas continuam com tal problema.

Outros fatores que influenciam para que a pele fique oleosa são a poluição, o stress e a má alimentação dos dias atuais.

Mas para você que tem este tipo de pele existe algumas formas de amenizar as espinhas e cravos e mostrarei abaixo:

  • Existe protetor solar específico para a pele oleosa, neles vem a descrição oil free ou toque seco. É importante usar apenas esses específicos para a pele oleosa pelo fato de que um comum pode agravar seu problema.
  • Quem tem a pele oleosa não pode fazer nenhum tipo de hidratação, pois ela já é hidratada o bastante. Basta o uso do protetor solar, pois a pele já contém a oleosidade necessária.
  • É importante fazer uma limpeza de pele a cada 15 dias mais ou menos. Esta limpeza irá retirar os cravos mais profundos que iriam virar espinhas, sem contar que melhorará também o aspecto da pele.
  • Para tratar do problema em casa é importante você ter um esfoliante e fazer a esfoliação de três em três dias como geralmente vem recomendado na embalagem.
  • Existem tipos de sabonetes especiais para a pele oleosa como o sabonete de enxofre, que é muito eficiente e pode ser utilizado de 2 a 3 vezes por dia.

Tratamento para Acne

A acne é um tipo de doença de pele que é encontrada principalmente em adolescentes devido a produção de hormônios sexuais estar intensa nesta época. Ela possui vários graus e o mais popular é a acne vulgar, esta é aquela onde o aparecimento de espinhas e cravos é constante.

Quem sofre mais com a acne são as pessoas com pele oleosa e estas, até mesmo na fase adulta, vivem constantemente lutando contra este problema. Porém não é porque, às vezes, surgem um ou outro cravo e espinha que você já tem acne, este tipo é mais fácil de tratar e seguindo as orientações que dei acima com certeza melhorará bastante.

Existem outras formas de tratar da acne, os peelings são muito eficientes para melhorar este problema e deverão ser feitos mensalmente. Eles limpam os poros evitando o acúmulo de sujeira e assim não deixando os cravos se formarem. Quando os cravos não se formam as espinhas também dificilmente aparecem.

Existem também cremes para melhorar a acne. Os compostos com Peróxido de Benzoíla devem ser aplicados diretamente sobre a área afetada. Você os encontra em diversas farmácias sem precisar de prescrição médica. Depois de aplicar esses cremes, você não deve expor a pele ao sol, pois pode haver queimaduras na área e piorar ainda mais seu problema, então prefira fazer a aplicação na hora de dormir e retire completamente o produto pela manhã.

pele oleosa

Esse é o mais famoso

Por fim, quando nada resolver procure um dermatologista, pois só ele resolverá seu problema. Existem vários tipos de cremes, antibióticos que ele passará e para as mulheres até a mudança do anticoncepcional pode ser recomendado.

Tratamentos caseiro para Acne

Existem algumas formas de cuidar da acne em casa, como já citei algumas vezes você pode fazer uma esfoliação a cada dois ou três dias ou lavar o rosto com sabonete de enxofre. Mas existem formas de você mesmo fazer o seu esfoliante, basta você ter em casa alguns simples ingredientes.

  • Mel
  • Farinha de milho (fubá)

Você deve colocar em torno de uma colher de sopa de mel na mão e um pouco de fubá e juntar os dois ingredientes até formar um creme, depois é só aplicar na área afetada, tomando cuidado para não fazer força demais e acabar ferindo a pele.

Fazendo este procedimento 2 vezes por semana e lavando diariamente o local da acne com o sabonete de enxofre rapidamente você notará uma melhora significativa.

Nosso Tipo de Pele e Nosso Tratamento

Ambos possuímos pele oleosa e já fizemos vários tipos de tratamentos buscando uma melhora no aspecto da nossa pele. Já fizemos limpeza de pele, peeling, usamos sabonete de enxofre, acnase (creme contra espinhas e cravos) etc.

Vimos melhoras com estes tratamentos, mas os feitos em clínicas de estéticas acabavam saindo um pouco mais caros e vimos que dava para cuidar em casa mesmo por isso hoje nós usamos:

  •  O Clear skin da Avon – é um creme esfoliante muito bom. Que deve ser aplicado 2 vezes por semana e dá uma melhora considerável no aspecto da pele oleosa.
  • Usamos o sabonete de enxofre da Granado e lavamos o rosto com ele de 2 a 3 vezes diárias.
pele oleosa

Esse sabonete é muito bom

  • Sempre usamos protetor solar quando vamos sair de casa independente se estiver fazendo sol ou não.
  • Passamos um algodão com leite de rosas na pele antes de dormir para deixá-la limpa e abrir os poros evitando assim o aparecimento de cravos e espinhas.
  • Quando surgem muitas espinhas, aplicamos o acnase antes de dormir, apenas por alguns dias até que as espinhas sumam.

E aí… esse texto foi útil pra você? Compartilha com seus amigos, ele pode ser útil para outras pessoas também.

The following two tabs change content below.

4 ideias sobre “Pele Oleosa precisa de cuidados específicos

  1. Muito boas as dicas! Eu uso esse sabonete de enxofre já há alguns anos. Tenho 30 anos e recomendei para o meu sobrinho que é adolescente e o ajudou muito. Vou adotar as outras dicas também. Eu acrescentaria uma última dica a este artigo: o uso de uma toalha apenas para o rosto e que ela esteja sempre bem limpinha.
    Um abraço! 🙂

  2. Fico feliz que você tenha gostado. E a sua dica realmente é muito boa e faz todo o sentido, afinal o rosto é muito mais sensível e acumula sujeira muito facilmente. Obrigada por enriquecer o artigo 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.