Papinhas de frutas para o bebê de 6 meses

papinhas de frutasVou continuar a falar da alimentação do bebê a partir de 6 meses, (veja aqui o primeiro texto)da forma correta de introduzir os alimentos sólidos e de algumas frutas para você ter ideias para as papinhas de frutas e os suquinhos.

Nessa foto a Mel tinha 10 meses e já comia a banana ela mesma segurando e acho que ela só tinha um ou dois dentinhos, ela demorou muito a colocar dente, no texto anterior tem um vídeo dela comendo papinha de fruta, era manga, ela ama manga até hoje e mais abaixo tem um vídeo dela comendo banana sozinha. Se você quer que seu filho tenha essa relação com a comida também, fica ligada nas dicas.

Como oferecer as papinhas de frutas

Como eu já citei no outro texto anterior sobre a Introdução dos Alimentos Sólidos, você deve começar dando uma fruta de cada vez e repetir a mesma fruta por 3 dias, assim você observa se seu filho tem alguma reação alérgica, ou cólicas, prisão de ventre, disenteria, etc. A Mel, por exemplo, tinha cólicas quando comia banana, mas isso foi bem no início.

Você deve começar com frutas molinhas e doces, a banana é boa para começar, amasse bastante com um garfo e ofereça ao bebê com uma colherzinha de plástico. Não bata no liquidificador, para que o bebê se acostume desde cedo com a consistência diferente.

Eu digo para que você não bata as papinhas de frutas no liquidificador, mas não é uma imposição como os pediatras fazem, afinal, eu prefiro bater no liquidificador e a criança tomar, do que ela não comer as papinhas de frutas de jeito nenhum, vocês não acham?

O que você não deve fazer é bater no liquidificador sempre, só no primeiro ou segundo dia, até que ela se acostume com o gosto, depois você volta a tentar oferecer a fruta a criança apenas amassada, caso ela não aceite, espere meia hora e sem dar mais nada nesse intervalo, volte a oferecer a papinha, assim ela estará com mais fome.

Mais um ponto importante que eu vou repetir é em relação a deixar o bebê com uma fomezinha. Se você oferecer a fruta logo depois dela mamar, é óbvio que ela não vai querer, afinal vai estar de barriguinha cheia, mas se você demorar muito, ela vai estar com tanta fome que também não vai querer a fruta porque o leite desce mais rápido. Com o tempo você vai aprender a identificar a hora certa do seu bebê.

Você também pode começar oferecendo suquinhos para que ele se acostume com o gosto, pode ser de melancia, melão, morango, laranja lima, até que esteja tranquilo e então tente as papinhas. Outras frutas boas para dar apenas amassadas são:

  • maçã, no caso raspadinha
  • mamão
  • morango
  • abacate
  • caqui
  • kiwi
  • uva
  • pêssego (não em calda, pelo amor de Deus, é o pêssego mesmo, in natura)
  • pêra
  • ameixa
  • manga

Tenha cuidado com o morango, a pediatra me disse uma vez que ele era alergênico, pelo que entendi ele era muito comum de dar alergia em crianças, assim como a clara do ovo. Falou tarde, eu já tinha dado morangos para a Mel, ela comeu 6 logo na primeira vez que experimentou o.O e não teve nada, graças a Deus.

O maracujá não tem como dar, afinal você não deve colocar açúcar nas papinhas. Isso já era um ponto importante que eu estava esquecendo: BEBÊS DE ATÉ UM ANO NÃO DEVEM COMER AÇÚCAR!!!

Assim como sal gente, não pode oferecer açúcar, nem sal para bebês de até um ano. E nada de adoçar o suco, chá, ou as papinhas de frutas com mel, esse é ainda mais perigoso para as crianças, pode desencadear uma doença que não lembro o nome agora, mas que vou escrever em breve aqui no Doce como Mel.

Olha a Mel comendo banana com 10 meses:

Combinando as papinhas de frutas que ele gosta e insistindo nas que ele não gosta

Depois de já ter observado quais as papinhas de frutas seu filho gosta mais e que não fazem mal a ele é hora de combiná-las. Você pode raspar maçã e misturar com uma banana, ou banana com mamão, já que a banana costuma dar prisão de ventre e o mamão solta demais, uva com pera, suco de melão com morango, manga batida ou amassada com morango.

O que você não deve fazer é misturar papinhas de frutas que ele gosta com papinhas de frutas que ele não gosta só para ele comer, você até pode fazer isso algumas vezes, mas o ideal é oferecer a mesma fruta que ele não gosta de formas diferentes, ou seja, amassada, batida no liquidificador como uma papinha, ou com um pouquinho de água fazendo um suquinho, enfim, o que você não pode é desistir antes de oferecer o mesmo alimento 10 vezes.

Claro que essa insistência não tem que ser no mesmo dia ou na mesma hora, alterne o que ele gosta com o que ele não gosta. Se depois de tanta insistência ele não gostar de algumas papinhas de frutas, aí você desiste e só volta a oferecê-lo quando ele estiver maiorzinho.

Espero que você tenha gostado de mais esse post do Doce como Mel e que eu tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, comenta e se possível, compartilha esse vídeo no seu Facebook. Abaixo segue o link do primeiro texto sobre introdução dos alimentos sólidos e mais alguns textos que você pode gostar. E aqui falo sobre a papinha salgada, dou receitinhas e digo a melhor forma de introduzir esses alimentos que são os mais difíceis.

Alimentos sólidos para o bebê de 6 meses

Papinha Salgada

Amamentação, tudo o que não te contaram

A busca pelo emagrecimento

 

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

4 ideias sobre “Papinhas de frutas para o bebê de 6 meses

  1. Pingback: Alimentos sólidos para o bebê de 6 meses - Doce como Mel

  2. Pingback: Papinha salgada - receitas de papinha para bebê - Doce como Mel

  3. Pingback: Mangaratiba no Rio de Janeiro - Bebê na praia - Doce como Mel

  4. Pingback: Mangaratiba no Rio de Janeiro - Bebê na praia - Eh Doce Viajar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.