Nutrição e umectação para repor a oleosidade nos cachos

nutrição e umectaçãoUma das principais reclamações de quem tem cabelo cacheado e crespo é que o cabelo é seco demais. Eles não têm brilho e às vezes até ficam fracos e quebradiços. Os motivos para isso podem ser vários. A falta de oleosidade dos cabelos cacheados e crespos também causa isso tudo. É por isso que hoje vou falar um pouquinho sobre a nutrição e umectação que são etapas do cronograma capilar.

Só lembrando que sempre cito produtos liberados para a técnica de No Poo porque é como eu cuido dos meus cachos. Eu não conheço muito bem outros produtos e outras formas de fazer nutrição e umectação nos cabelos. Se você tiver dicas legais, coloca nos comentários para enriquecer.

Por que os cabelos cacheados e crespos são secos?

Se você reparar, quem tem cabelo liso costuma reclamar de excesso de oleosidade. Quem tem cabelo cacheado e crespo costuma reclamar do contrário. Não é muito difícil de entender por que os cabelos cacheados e crespos precisam de uma reposição frequente de oleosidade.

Acontece que os cabelos lisos não colocam obstáculos para a oleosidade produzida no couro cabeludo descer até as pontas, o que acontece com os cabelos cacheados e crespos que são cheios de voltas e a oleosidade não consegue chegar às pontas e às vezes sequer ao comprimento, assim os cabelos ficam ressecados e quebram.

Como repor a oleosidade dos cabelos cacheados e crespos?

Você pode repor a oleosidade dos seus cabelos através dos processos de nutrição e umectação. Algumas pessoas dizem que a umectação é uma forma de nutrição, não deixa de ser verdade, mas eu prefiro separar, até mesmo no cronograma capilar.

A nutrição eu faço com cremes batizados ou não, já a umectação faço direto com o óleo vegetal e com um processo bem diferente da nutrição.

Como fazer nutrição nos cabelos?

Eu faço nutrição com os seguintes cremes:

Existem alguns produtos da Lola que também servem para nutrição, mas como nunca experimentei não posso falar se são bons.

Desses cremes acima, o único que é obrigatório batizar é o Yamasterol porque ele é multifuncional, mas sozinho não funciona como nutrição. Os outros cremes eu já usei sozinhos e batizados, o da Bioextratus é melhor batizado, já a manteiga da Softhair é melhor pura porque ela é bem oleosinha, parece uma manteiga mesmo.

liberado para no poo nutrição

Eu batizo os cremes com azeite de oliva extravirgem, na proporção de uma colher de azeite para duas colheres de creme. Até hoje nunca usei o óleo de coco, mas dizem que é muito bom. Simplesmente por não ter me dedicado a procurar.

Já o óleo de rícino eu tenho facilidade de encontrar, já até usei em um óleo bomba para o Projeto Rapunzel, vou falar sobre esse projeto em breve, mas não tenho vontade de fazer nutrição com ele porque dizem que engrossa os fios e meu fio já é muito grosso, se engrossar mais fica com uma aspecto pesadão e grosseiro, não gosto.

Então depois da mistura pronta ou com o creme sozinho, eu lavo apenas fazendo co-wash, já que faço No Poo. Faço a nutrição aplicando mexa por mexa fazendo tipo uma fitagem. Deixo por volta de 20 minutos, a menos que na embalagem do produto peça mais tempo, depois enxáguo e finalizo.

Como fazer a umectação nos cabelos?

O processo de umectação é feito dentro do UCPE do cronograma. Essa sigla significa Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar. A umectação faço com azeite extravirgem, mas você pode fazer com óleo de coco, óleo de rícino ou qualquer outro óleo 100% vegetal.

Eu aplico a noite direto no couro cabeludo esfregando e aplico só um pouco no comprimento e nas pontas, então eu enrolo filme plástico no cabelo, aquele que a gente usa na cozinha mesmo, e coloco uma touquinha, isso tudo pra não encher a fronha de azeite.

No dia seguinte, aplico o condicionador sem molhar o cabelo, esfregando bastante na raiz e no comprimento. Não dá pra economizar produto na umectação. Então eu coloco a touquinha mais uma vez e deixo por uns 20 minutos, depois eu enxáguo tirando o máximo que puder, mas sem usar xampu pra remover ou qualquer outra coisa, apenas finalizo depois.

A umectação também pode ser feita por apenas alguns minutos ou por umas duas a três horas com o óleo no cabelo, mas acho que o efeito de uma noite é melhor.

umectação e nutrição

De quanto em quanto tempo devo fazer nutrição e umectação?

Isso depende do que o seu cabelo precisa. Falei um pouquinho sobre isso no post sobre o cronograma capilar. Mas a umectação pode ser feita uma vez por semana e a nutrição de uma a duas vezes.

Espero que vocês tenham gostado de mais esse post do Doce como Mel. Assine nossa Newsletter e receba as novidades no seu email. Deixe seu comentário caso você tenha alguma dúvida ou dica sobre a nutrição e a umectação. Abaixo seguem mais alguns textos que você deve gostar:

Como hidratar os cabelos cacheados

Produtos liberados para No Poo

Minha transição capilar

The following two tabs change content below.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.