No poo – nada de xampu nos cabelos

No pooComo prometi no texto sobre a transição capilar, hoje vou falar sobre o No poo. Geralmente quando se fala de No poo também se fala de Low poo, mas como não sou uma expert no assunto, vou falar só da técnica que eu uso que é o No poo.

Quando a gente explica o que é o No poo, as pessoas costumam se assustar “ué, você não lava o cabelo?”. Na realidade não é que não se lava o cabelo, apenas não se usa xampu para isso, e o motivo não é difícil de entender. Além de explicar nesse post o motivo, vou também falar sobre o que acarreta o não uso de xampu, as substâncias proibidas e porque são proibidas, o Co-Wash e falar um pouquinho sobre o cronograma capilar. Veja aqui tudo sobre cronograma capilar.

 

 

 

Por que não se usa xampu no No Poo?

Basicamente é o seguinte, o que você quer tirar do cabelo quando lava? Sujeiras não é mesmo? Mas o xampu tira mais que a sujeira, ele tira também a oleosidade do cabelo, se você tem o cabelo oleoso pode até achar isso bom, mas quem tem cabelos cacheados ou crespos sabe que oleosidade é tudo, porque nossos cabelos não possuem a facilidade de distribuir a oleosidade por todo o comprimento do fio como os cabelos lisos possuem.

Mas antes que você que tem o cabelo oleoso desista aqui do No Poo, vou te adiantar, muitas pessoas têm excesso de oleosidade no couro cabeludo pelo fato de lavarem demais os cabelos e quanto mais retira a oleosidade, mais o couro cabeludo produz, e é por isso que o No Poo pode ajudar você também, só dá para saber tentando.

Sendo assim, a essência do No Poo é não utilizar xampu para não remover a oleosidade do cabelo completamente, mas sim, apenas a sujeira. Então como eu lavo o cabelo?

Co-wash é a solução para lavar os cabelos para quem faz No Poo

O Co-wash é a técnica de lavar os cabelos com condicionador, mas você vai me perguntar: “Condicionador lava?” E eu respondo: sim lava, mas… O condicionador deve ser totalmente livre de silicones solúveis ou insolúveis em água.

A lista de silicones insolúveis segue abaixo:

No poo silicones insolúveis em água

A lista de silicones solúveis segue abaixo:

No Poo silicones solúveis

Você deve estar se perguntando por que eu coloquei duas listas separadas se é tudo silicone, mas mais pra frente você vai entender.

Então No POO eh só isso?

Não! Acontece que quando você passa a não usar mais xampu, você também precisa deixar de usar produtos que só são removidos com xampu, caso contrário eles vão se acumular no seu cabelo e haverá várias consequências negativas.

Esses produtos são os petrolatos, a parafina e os silicones insolúveis… Agora você entende porque separei as listas?! Os silicones solúveis em água não são proibidos no No Poo, apenas o condicionador para co-wash não pode tê-los em sua composição.

Substâncias proibidas no No POO

Além dos silicones insolúveis em água que já está na tabela acima, seguem outras substâncias que não devem ser utilizadas por quem faz no poo:

No poo proibidos

Como começar o No POO?

Antes de qualquer coisa, não jogue fora os produtos que você tem em casa, termine de usá-los ou então doe para quem não pode comprar. Não deixe de guardar um xampu com sulfato… Não falei do sulfato, vou abrir um parênteses…

Sulfatos são as substâncias presentes nos xampus comuns e a essência do No POO é evitar os sulfatos. Basicamente a diferença entre o No POO e o Low POO é que no segundo usa-se xampu, mas sem sulfatos. Algumas meninas falam de sulfatos leves, não entendo nada disso, por isso nem vou entrar no assunto.

No poo sulfatos proibidos

Voltando… Você deve guardar um xampu com sulfato porque você pode acabar usando uma substância proibida por acidente, seja porque foi em um salão ou porque comprou um produto proibido sem saber ou até porque colocou a mão suja com hidratante, enfim essas substâncias são removidas com xampu com sulfato.

Você deve lavar tudo o que vai ficar em contato com seu cabelo com xampu com sulfato. Em um balde coloque água e misture com xampu com sulfato, jogue lá dentro pentes, escovas, xuxinhas, presilhas, toucas e deixe por meia hora.

Depois disso, lave os cabelos duas vezes com xampu com sulfato para remover as substâncias proibidas. Não é necessário comprar um xampu anti resíduos para isso, mas se você tiver um em casa, vale a pena. A partir daí você já pode começar a usar os produtos indicados para No Poo.

O que o No Poo vai melhorar no meu cabelo?

Se você não faz nada no seu cabelo além de lavar e passar condicionador, ou seja, não faz hidratação, nutrição e etc. o No Poo já vai dar uma diferença sim, no meu deu porque eu nem sabia como era meu cabelo de verdade e só de começar o No Poo já deu cacho, no post da Transição Capilar você pode ver as fotos do antes e depois.

Mas o ideal é que você siga também um cronograma capilar que eu falei que ia falar sobre aqui nesse post, mas ele já está ficando grande demais, assim eu deixo para falar em outro post.

Eu gostei tanto de fazer o No Poo que faço até na Mel (a foto do início do post é do cabelo dela), o cabelo dela é bem cacheadinho e eu só lavo o cabelo dela com condicionador infantil liberado para a técnica.

Você deve estar pensando: “eu vou ter que ficar andando com essa lista e olhando a composição de todos os produtos?” Sinceramente eu não faço isso, eu confio nos grupos do Facebook que eu acompanho, as meninas colocam os produtos liberados para cada técnica e para cada fase do cronograma.

Os links dos grupos são esses:

No e Low Poo Iniciantes

No/Low Poo: Cabelos crespos

Espero que tenham gostado do post, comentem em caso de dúvidas e futuramente vou falar mais sobre o assunto. Seguem abaixo links de textos que vocês devem gostar:

Transição capilar, a volta dos cabelos naturais

Cuidados com a pele oleosa

Cronograma capilar

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

11 ideias sobre “No poo – nada de xampu nos cabelos

  1. Pingback: Transição capilar, a volta dos cabelos naturais - Doce como Mel

  2. Pingback: Cronograma capilar para cabelos cacheados e crespos - Doce como Mel

  3. Andei fazendo umas pesquisas e decidi começar um novo tratamento no meu cabelo:bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. Já tentei todo tipo de shampoo e nada adianta!Meu cabelo é ressecado,quebradiço e opaco,com muitos frizz.Então vou tentar bicarbonato de sódio e maçã!

  4. Poderia indicar qual o condicionador que usa para a técnica co-wash? Quero iniciar no meu filho de 3 anos, gostei muito do seu post mas ainda não sei qual produto usar?

  5. Cassia, você fez uma ótima escolha, mas só se atente para o seguinte, o bicarbonato costuma abrir as cutículas do cabelo, assim, você só deve usá-lo antes de fazer algum tratamento coo hidratação ou nutrição e ao final sempre passar o vinagre para fechar as cutículas para diminuir o frizz. Bj

  6. Oi Thaily, na Mel eu uso o Natura Naturé Toin oin oin ou o Kanechom Kids, ambos maravilhosos, infantis e liberados para No poo. Bj

  7. Oi Katy, eu gostaria de saber se esses produtos que voce usa na Mel, podem ser usados em adultos? Meu cabelos é cacheado e era lindo, mas depois que comecei usar tintas ele ficou ressecado e não faz mais cachos, me ajude por favor! Bjs

  8. Olá Ione,
    sim os produtos que uso nela podem ser usados em adultos, mas tem vários ótimos produtos para adultos liberados para No Poo também.
    Se você começar a utilizar a técnica, mesmo usando tintura, seu cabelo vai melhorar muito.
    Espero ter ajudado
    Bjus

  9. Pingback: Produtos liberados para No Poo que eu uso - Doce como Mel

  10. Comprei um shampo para fazer co wash mas ele contém PG-amodimethicone. É liberado? Se sim, para qual das técnicas?

  11. Olá Carla,
    não encontrei esse composto em lugar nenhum, mas encontrei na segunda tabela do post o PEG-7 Amodimethicone que é liberado para No Poo. Dá uma conferida na composição e veja se é esse.
    Bjim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.