Nascimento dos dentes, como isso afeta o bebê

nascimento dos dentesDesde que o mundo é mundo o nascimento dos dentes do bebê é assunto que dá pano para manga, e se seu filho passou por essa fase de forma tranquila, parabéns porque com a maioria dos bebês não é assim. Quer saber tudo o que seu filho vai sentir quando os primeiros dentinhos apontarem? Quer saber se o que ele está sentindo agora tem a ver com o nascimento dos primeiros dentinhos? Quer saber quais os sinais de que os dentes estão próximos de nascer? Então leia esse post que hoje vou te falar tudo sobre o nascimento dos dentes do bebê.

Quando acontece o nascimento dos dentes do bebê?

Não há uma resposta exata para essa pergunta porque cada pessoa é uma pessoa, mas normalmente o nascimento dos dentes ocorre entre os 6 e os 9 meses, mas acontece de alguns bebês já nascerem com dentes e também de chegarem a um ano de idade sem nenhum dente.

Na Mel, o primeiro dente veio aos 10 meses de idade, mas com 10 meses e 3 semanas já havia 3 dentes, em uma das consultas a pediatra tinha uma menininha super fofa lá, com um ano andando com firmeza, falando tudo, mas não tinha nenhum dente na boca.

Sendo assim, não se preocupe com isso, afinal dizem que quanto mais demora a nascer os dentes mais saudáveis eles serão, se isso é verdade não sei, o que sei é que você não deve se preocupar se os dentinhos do seu filho estão demorando a nascer.

No blog Macetes de Mãe, achei uma figura bem legal sobre o período do nascimento dos dentes e vou compartilhar aqui com vocês:

nascimento dos dentes

Mas lembre-se que isso se refere a maioria dos bebês, a Mel, por exemplo, vai fazer 2 anos daqui a alguns dias e não tem os 20 dentes ainda, faltam os 4 últimos, um em cada “fundinho”.

Quais os sintomas do nascimento dos dentes?

Cada criança apresenta sintomas diferentes diante do nascimento dos dentes, mas os mais comuns são febre, resfriado, dor, salivação excessiva, gengiva inchada e até mesmo diarreia. A febre, o resfriado e a diarreia não são sintomas confirmados pelos médicos, não se sabe se há uma coincidência pela idade da criança, mas a verdade é que quase todos os pais observam esses sintomas nos bebês quando eles estão com os dentinhos nascendo, o que não quer dizer que você não deva se preocupar com esses sintomas.

Esses sintomas costumam ser mais fortes nos primeiros dentinhos debaixo, nos primeiros de cima, nos caninos e nos primeiros maiores de trás. No nascimento dos demais dentes parece que o bebê já se acostumou e não sofre mais tanto.

Como aliviar o incômodo do nascimento dos dentes do bebê?

Nessa fase o bebê vai querer morder tudo o que puder, então ofereça a ele paninhos úmidos gelados, mordedores, enrole seu dedo em um paninho bem limpinho e esfregue suavemente a gengiva dele, se ele já tiver comendo dê pedacinhos de fruta ou legumes para ele roer, sempre com a supervisão de um adulto para um pedacinho menor não se desprender e causar engasgos.

Se o seu filho já for maiorzinho, picolés naturais de frutas são ótimos para aliviar a dor na gengiva, e para os bebês que só mamam no peito, é possível fazer um picolé de leite materno também. Prepare-se essa é a hora de levar boas mordidas no seio 🙁

Peça ao pediatra do seu filho um medicamento que controle a febre em caso de febre alta, como o nascimento dos dentes causam muita agitação, alguns médicos receitam camomila, mas ela vem em cápsulas, não é o chá, você irá abrir a cápsula e misturar seu conteúdo com um pouquinho de água formando uma papinha, então você vai esfregar na gengiva do bebê.

Eu costumava molhar um paninho de boca, também conhecido como babete, com água filtrada, torcia, colocava no congelador e depois de ficar durinho dava para a Mel morder, dava uma aliviadinha.

É preciso escovar logo depois do nascimento dos dentes?

A menos que você perceba que o seu bebê está muito incomodado ainda com o nascimento dos dentes, providencie uma escovinha de silicone, uma que encaixa no dedo, e também uma pastinha de dente especial sem flúor, ela é indicada para crianças de até 4 anos que não sabem cuspir.

nascimento dos dentes escova

 

Suje um pouquinho a escovinha com a pasta e massageie os dentinhos, não coloque força, mas lembre-se que é preciso limpar o dente do bebê para que ele tenha os dentes sempre saudáveis.

nascimento dos dentes pasta

E por final, tenha muita paciência com seu bebê nessa fase, eles costumam sofrer muito com o nascimento dos dentes e noites em claro serão normal, mesmo que o seu bebê já esteja dormindo a noite inteira.

Abaixo seguem mais alguns post que você deve gostar:

Dedo ou chupeta?

Desmame mais fácil

 

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

2 ideias sobre “Nascimento dos dentes, como isso afeta o bebê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.