Idosos, dicas para uma alimentação saudável

idososPor mais saudável que a pessoa chegue à terceira idade, a alimentação balanceada é diferente para os idosos em relação a uma pessoa jovem. As quantidades de açúcar, sal, gordura e carboidratos devem ser ainda mais reduzidas, afinal tudo o que fazemos na nossa vida é cumulativo em relação a saúde.

Se você é idoso ou tem idosos na família, dá uma lida nesse texto, tenho certeza de que você vai encontrar aqui dicas valiosíssimas, mas que não custam nada, afinal nós sabemos como é caro um plano de saúde para uma pessoa com mais de 60 anos, sendo assim prevenir é melhor e muuuuito mais barato do que remediar.

Diabetes acomete mais os idosos

A diabetes é uma doença que ocorre devido ao excesso de açúcar no organismo, o fígado fica sobrecarregado porque não consegue mais produzir insulina suficiente para digerir todo o açúcar que o corpo recebe, e aí a pessoa fica doente.

Por mais que a pessoa não seja diabética e nem tenha comido muito açúcar durante toda a vida, todos os órgãos ficam mais fragilizados, afinal nosso corpo vai se deteriorando com o tempo, é como uma máquina que vai ficando gasta com o uso, por melhor que tenha sido usada.

Logo, o fígado fica mais devagar e a chance de se desenvolver uma diabete na terceira idade é maior, então o ideal é reduzir drasticamente o consumo de açúcar.

Idosos com hipertensão já são maioria

O sal também deve ser reduzido quando ficamos idosos já que ele aumenta a pressão arterial causando pressão alta e a retenção excessiva de líquidos. A idade faz com que o intestino fique ainda mais lento, se o seu corpo retiver mais líquidos, o intestino vai ficar ainda mais comprometido.

Idosos cuidem do seu coração

A gordura é o maior veneno para os idosos. O que mais causa mortes no mundo ainda são as doenças do coração. A gordura aumenta o colesterol e entope veias e artérias, dificultando a circulação do sangue. Chega um momento em que o sangue não consegue mesmo passar e aí acontece o infarto.

Excesso de peso é o que mais compromete a independência dos idosos

idosos saudáveis

Os carboidratos não devem ser eliminados, mas também deve ser reduzido, ele se transforma em açúcar e excesso de açúcar no organismo você já sabe o que pode causar.

Você conhece nosso blog de turismo? Eh Doce Viajar, entre aqui e confira!

Além disso, excesso de gordura, açúcar e carboidrato são os alimentos que mais causam aumento de peso, o corpo fica mais lento e debilitado ainda com o sobrepeso, já que não está com a disposição e o vigor de antes. O sal, por sua vez, retém líquido e deixa o corpo inchado.

Como deve ser a alimentação dos idosos

A alimentação balanceada para os idosos deve ser ainda mais rica em fibras e o consumo de água deve ser ainda maior. As fibras ajudam o intestino a funcionar melhor, deixando todo o metabolismo mais rápido.

Além disso, a fibra se agarra às moléculas de gordura, impedindo que o corpo as absorva, eliminando-as nas fezes. Só não se esqueça de beber muita água. As fibras não trabalham bem sem água, pelo contrário, se você não beber água, ela vai dificultar ainda mais o trabalho do intestino porque ela vai virar uma massa difícil de eliminar.

idosos alimentação

Um alimento também muito perigoso para qualquer pessoa, porém mais ainda para os idosos é o glúten. Além de causar depressão, o glúten vira uma cola na parede do intestino e o deixa ainda mais lento.

Ele também desacelera o metabolismo, causa dores articulares, acúmulo de gordura na região abdominal e alergias na pele. Até osteoporose e cárie podem ser causadas pelo glúten. Então o ideal é que você evite alimentos fabricados com farinha branca como pães, biscoitos, macarrão, arroz comum.

Substitua esses alimentos pelos integrais ou por alimentos fabricados com farinhas de batata, de inhame, de tapioca, de milho, de feijão, de soja, de amêndoas. O arroz, prefira o integral. Só não se esqueça de ingerir muita água, estou repetindo porque é importante. Esses alimentos são ricos em fibras e ela precisa de líquido para trabalhar.

Outros alimentos ricos em fibras são frutas, verduras, legumes e alguns grãos. Entre esses os idosos devem ter muito cuidado com as frutas, já que o açúcar delas, a frutose, se consumida em excesso vira glicose e pode causar diabetes.

Uma alimentação balanceada deve ser seguida sempre, mas quando se passa dos 60 anos, a atenção deve ser redobrada. Cuide da sua saúde, ninguém mais pode fazer isso por você.

Espero que vocês tenham gostado de mais esse post do Doce como Mel, abaixo seguem mais alguns artigos que você deve gostar:

Emagrecer com o Dr Rocha

Suco detox poderoso

 

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

4 ideias sobre “Idosos, dicas para uma alimentação saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.