Hidratação para cabelos com receitas caseiras e cremes

Hidratação para cabelosO principal tratamento do cronograma capilar é a hidratação, qualquer tipo de cabelo precisa de umidade nos fios. É por isso que hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a hidratação para cabelos, para que serve, como fazer, receitas caseiras e os melhores cremes.

No texto dos produtos liberados para No Poo eu falei apenas dos que eu uso ou já usei, aqui vou expandir um pouco mais as suas opções, mas todos os produtos de hidratação para cabelos que eu falar aqui são liberados para a técnica do No Poo, afinal é a forma como eu cuido dos meus cabelos, assim não tenho como falar de outros produtos já que não conheço.

Para que serve a hidratação para cabelos

A água é responsável por 12% da composição do cabelo,  pode parecer pouco, mas quando essa quantidade é reduzida várias consequências ruins começam a acontecer como pontas duplas, cabelos quebradiços, sem brilho, frizz e nosso cabelo fica com aquela aparência de espigado.

Isso acontece devido a fatores que estão fora do nosso controle como a baixa umidade do tempo, poluição, excesso de exposição solar, vento, e muitos outros, mas também devido a fatores que estão sob o nosso controle, mas dos quais muitas vezes não queremos abrir mão ou não temos conhecimento de que eles diminuem a hidratação dos cabelos como escovas, chapinhas, utilização de produtos como tinturas, relaxantes, descolorações e etc.

hidratação para cabelos

Quando você faz a hidratação nos cabelos você repõe essa água perdida e com o tempo seu cabelo volta a ter brilho e saúde. É claro que esse não é o único tratamento que deve ser feito, como você viu no texto sobre o cronograma capilar também existe a nutrição, a umectação e a reconstrução, mas falo sobre eles em outros posts.

Como fazer a hidratação para cabelos

A hidratação para cabelos é feita da mesma forma para todos os tipos de cabelo, mas a frequência muda dependendo do estado do seu cabelo e também do tipo, além disso, você pode intercalar com os tratamentos que citei acima. No texto do cronograma capilar falo sobre a frequência nos cabelos cabelos cacheados e crespos e quando eles estão danificados ou saudáveis, não vou repetir tudo aqui, mas é importante você saber que se tem cabelos muito oleosos não é necessário fazer mais do que uma vez por semana, já se seus cabelos são naturalmente ressecados, você precisa fazer mais sempre dando no mínimo um dia de intervalo.

Você deve lavar os cabelos como de costume, de preferência com água morna para abrir as cutículas, a menos que você já tenha porosidade alta. Em seguida, sem aplicar condicionador, você aplica a hidratação para cabelos e deixa o tempo indicado no produto. Para as receitas caseiras o tempo varia de 30 a 40 minutos.

Ao final você irá enxaguar com água fria retirando todo o produto de hidratação para cabelos e vai aplicar um condicionador para selar as cutículas. Então você finaliza como de costume com seu creme de pentear e finalizador.

Receitas caseiras de hidratação para cabelos

As receitas caseiras que eu usei que mais gostei foram as seguintes:

  • Hidratação para cabelos com maisena: Você vai levar ao fogo uma colher de sopa de maisena e uma colher de sopa de água ou leite. Deixa ferver, mexendo sempre para ficar com uma consistência de gel ou mingau, dependendo do líquido que você usou. Eu gostei mais de usar água porque a consistência de gel me agradou mais, o produto fica mais leve e é ideal para misturar com cremes de hidratação mais consistentes, a proporção é essa papinha para duas colheres de creme. Se você utilizar um creme muito ralinho, como o Yamasterol, por exemplo, você pode fazer com leite. Só não se esqueça de deixar a mistura esfriar um pouco antes de aplicar no cabelo, caso contrário você pode se queimar.
  • Hidratação para cabelos com café: essa é a minha preferida quando o assunto é resultado. Digo isso porque ela é meio trabalhosa, principalmente para tirar, mas o resultado vale a pena. Você vai misturar quatro colheres de açúcar, uma colher de pó de café e uma colher de mel, caso seu cabelo tenha os fios muito finos, ou uma colher de azeite extra virgem, caso seu cabelo tenha os fios mais grossos. Pronta essa mistura, acrescente duas colheres do seu creme de hidratação. Essa mistura não precisa ir ao fogo. Algumas pessoas utilizam café solúvel, é mais fácil de remover depois, mas eu não acho que faça o mesmo efeito.hidratação para cabelos café
  • Hidratação para cabelos com vinagre: essa é ideal para quem tem porosidade alta porque o vinagre ajuda a selar as cutículas. Dê sempre preferência a vinagres que não sejam a base de álcool. Você deve misturar 2 colheres do seu creme de hidratação para cabelos com uma colher de vinagre.

As medidas podem, é claro, variar de acordo com o tamanho e o volume do seu cabelo, basta que sejam mantidas as proporções, ou seja, se dobrou a quantidade de creme, vai dobrar a quantidade dos outros ingredientes.

Produtos de hidratação para cabelos

O Monange Rosa eu já citei no post dos produtos liberados para No Poo, mas eu acho bom você não se apegar a ele, porque eu me apeguei e agora tô quase ficando maluca aqui porque está muito difícil de encontrá-lo, assim como o creme de pentear, não sei se estão tirando de linha.

O outro creme de hidratação para cabelos que gostei foi o Elseve Reparação Total 5+ Creme de tratamento Reparador. Mas com ele eu senti uma necessidade maior de fazer esses batismos com receitas caseiras, o Monange no geral eu uso puro.

hidratação para cabelos

O creme de hidratação para cabelos Kanechom Kids pode ser utilizados por adultos sem problemas, e quem usa gosta muito. Um outro muito elogiado é o Milagre da Lola, da mesma marca você também encontra o Creoula, mas já vou te avisando que a facada vai ser grande, porque eles são bem caros, se um dia eu criar coragem eu compro e faço uma resenha aqui pra vocês. Vou repetir que todos esses produtos são liberados para No Poo, assim, se você faz Low Poo pode usar também.

Espero que vocês tenham gostado de mais esse post gigaaante do Doce como Mel e em breve vou falar sobre nutrição. Fica ligadinha e curte nossa página no Facebook que você vai ficar sempre por dentro das nossas novidades.

Abaixo seguem mais alguns textos que você deve gostar:

O que é o No Poo

Transição capilar

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

Uma ideia sobre “Hidratação para cabelos com receitas caseiras e cremes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.