Gripe na Gravidez

Quando você está gravida uma série de pequenos problemas aparecem, são dores nas articulações, enjoos nos primeiro meses e muito inchaço pelo corpo. Além desses problemas outro que costuma parecer constantemente é a gripe.

A gripe na gravidez é algo bastante comum e a gestante necessita de cuidado especial. Isto porque como você está gravida não pode tomar qualquer remédio para a gripe, pois o mesmo pode fazer mal ao seu bebê ainda dentro da barriga.

Neste artigo falarei melhor sobre tudo que envolve a gripe na gravidez, dizer o porquê que ela aparece e o que precisa ser feito para melhorá-la, portanto leia até o final.gripe na gravidez

O Porquê da Gripe na Gravidez

A razão de você estar sempre com o nariz escorrendo se dá pelo fato de que o seu sistema imunológico se encontra menos ativo e por isso você fica mais propícia a pegar algumas doenças como o resfriado, por exemplo.

A razão de o seu sistema imunológico encontrar-se menos ativo tem como explicação o fato dele estar evitando qualquer rejeição ao feto.gripe na gravidez - alimentação saudável

Uma alimentação saudável é fundamental para evitar algumas doenças e infecções principalmente por ser rica em vitamina C. Coma frutas, legumes e verduras para que o seu sistema imunológico fique mais fortalecido. Existe também uma vacina antigripal que é aconselhada pelos médicos.

Para saber mais sobre alimentação saudável na gestação veja os links abaixo:

Orientação nutricional para gestantes

Alimentação na gravidez

Posso Tomar Remédios Para Gripe na Gravidez?

Normalmente quando ficamos gripados vamos logo à farmácia e compramos qualquer remédio que acabe com a gripe, quando está grávida isso não pode acontecer, pois um remédio que não seja recomendado para gestantes pode prejudicar a saúde e até na formação do seu bebê.

O remédio correto deverá ser recomendado pelo seu médico já que ele sabe da sua gravidez e dos riscos e problemas que você já pode ter passado até então.

Se tratando de analgésicos, o paracetamol é o mais recomendado, mas só tome na dosagem recomendada. Não tome aspirina, ibuprofeno e qualquer outro analgésico eles podem ser prejudiciais tanto no início quanto no fim da gravidez.

Como você pôde ver uma gripe na gravidez pode ser mais séria do que imaginou e merece ter uma atenção especial para tratá-la.

Como Tratar a Gripe na Gravidez

Tudo que acontecer na sua gravidez deve ser conversado com o médico, então quando surgir a gripe na gravidez logo o comunique que ele saberá qual a melhor forma de tratamento para o seu caso.

Os sintomas que costumam surgir são: dor de cabeça, febre, cansaço, calafrios e perda de apetite e estes podem fazer você se sentir muito mal e ficar de cama durante a gravidez. Por isso informe seu problema ao médico e siga as suas orientações. Para que você mesma consiga ter um alívio sem necessidade de remédios é indicado beber muita água e sucos para manter-se hidratada. O suco de laranja também é muito indicado por ser rico em vitamina C.

Se demorar muito a sentir uma melhora vá ao médico, pois pode haver outro tipo de infecção.

Cabe ressaltar que os antibióticos só devem ser usados em caso de complicações mais sérias como pneumonia, sinusite ou infecções nas vias aéreas. Alguns são seguros, outros não, por isso sempre informe ao médico que lhe atender que está gravida, assim ele não indicará qualquer remédio.

A Gripe na Gravidez pode Afetar o Bebê?

Essa é uma dúvida constante entre as mamães, mas pode ficar tranquila que o bebê não ficará gripado já que ele se encontra dentro do útero e está protegido desse vírus. Tome paracetamol na dose correta e descanse bastante que logo esta gripe irá passar.

É importante ressaltar que mesmo o bebê não sendo afetado pela gripe, ele depende de você para manter-se saudável, por isso o quanto antes estiver boa melhor para você e ele.gripe na gravidez - febre

A gripe na gravidez é algo bem comum, mas que precisa de um cuidado especial e da orientação do médico. Ela só é mais preocupante quando vem junto à febre, e se isso acontecer o melhor a fazer é procurar um médico o mais rápido possível, já que o vírus influenza A/H1N1 tem constantemente afetado as gestantes.

Este artigo falou um pouquinho sobre a gripe na gravidez, espero que de alguma maneira ele tenha lhe ajudado. Por isso, peço que comente se tiver alguma dúvida, curta e compartilhe para que mais pessoas fiquem informadas sobre este tema!

 

The following two tabs change content below.

Uma ideia sobre “Gripe na Gravidez

  1. Pingback: Como amamentar - Amamentação Parte 2 - Doce como Mel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.