Exercícios de Alongamento e sua importância

exercícios de alongamentoNão poderia ter época melhor para eu falar sobre a importância dos exercícios de alongamento. Hoje distendi a panturrilha porque fui me exercitar sem fazer  alongamento. Normalmente eu não faço isso, relaxei e o pior de tudo, tinha três dias que eu estava parada. Não preciso nem dizer mais nada né?! A dor veio que eu não to conseguindo apoiar o pé no chão direito.

Para que isso não aconteça também com você, hoje vou falar sobre a importância dos exercícios de alongamento. Por que devemos fazer, quando devemos fazer, por quanto tempo e tudo mais. Continue lendo esse post porque eu tenho certeza que ele vai te ajudar principalmente se você malha em casa por conta própria.

A importância dos exercícios de alongamento

Mesmo que você esteja acostumado a fazer exercícios todos os dias, se alongar principalmente antes de realizar qualquer atividade física é muito importante porque os exercícios de alongamento melhoram o desempenho nas atividades já que estira as fibras musculares e seus movimentos ficam mais amplos.

Veja aqui exercícios para emagrecer >> Exercícios que emagrecem de verdade

Além disso, deixar o corpo mais flexível evita que aconteça o que aconteceu comigo. Eu me exercitei com o músculo tenso e por isso ocorreu a distensão muscular. Quando você está começando a praticar exercícios depois de um tempo de sedentarismo, os exercícios de alongamento são ainda mais importantes porque eles vão diminuir consideravelmente as dores pós treino.

A melhora na postura também é um motivo para você se alongar sempre. Você vai ter uma postura melhor ao andar, ao se sentar e ao realizar qualquer exercício.

Outras vantagens dos exercícios de alongamento

Na hora de fazer exercício dá uma preguiça de se alongar, não é? Mas a sensação de relaxamento é tão boa quando esticamos bem o corpo, isso já te ajuda a iniciar e terminar a atividade física muito melhor. Mas existem ainda mais vantagens de se alongar.

Quando você mantém seu corpo com uma boa flexibilidade com o passar dos anos, você deixa longe um problema que a maioria dos idosos enfrenta. A falta de flexibilidade faz com que percamos a autonomia com o passar dos anos. Chega um ponto em que não conseguimos mais calçar nossas meias, nos abaixar para pegar algo, subir no ônibus sozinhos, até mesmo o banho se torna um martírio.

Veja aqui o programa de emagrecimento que está fazendo o maior sucesso >> Emagreça com o Dr. Rocha

Qual o momento ideal dos exercícios de alongamento?

exercícios de alongamento

Ainda há muita discussão acerca do momento correto para realizar os exercícios de alongamento. Mas o que mais se há concordância é que realizar exercícios de alongamento dinâmicos antes do exercícios e estáticos ao final é o que dá mais resultado.

Mas há um cuidado que é preciso tomar. Se você tiver realizado exercícios de alta intensidade, não pode realizar exercícios de alongamento logo depois. Os músculos ficam fragilizados depois dos exercícios. Se você se alongar, pode romper fibras musculares.

Mitos sobre os exercícios de alongamento

Ainda está em estudo se os exercícios de alongamento antes de treinos em que sejam necessárias potência e força podem comprometer o treino. Mas se o correto é não se alongar depois de um treino intenso e não fosse adequado se alongar antes do treino de potência e força quando deveriam ser feitos os exercícios de alongamento?

Como há mais comprovações e estudos dizendo que o alongamento ajuda a prevenir lesões do que estudos dizendo que ele diminui a potência, procure fazer exercícios de alongamento dinâmico antes dos treinos de força e exercícios de alongamento estático depois.

Exercícios de alongamento dinâmico

Apesar de não serem incomuns, muitas pessoas têm dificuldade de entender como são os exercícios de alongamento dinâmico. Sempre imaginamos o alongamento em que esticamos determinado músculo e pronto, como isso pode ser em movimento?

Vou dar alguns exemplos. O primeiro deles é para o alongamento do tornozelo. Você apoia um dos pés no chão e o outro você gira em torno da ponta que se mantém apoiada, no sentido horário e depois no sentido anti-horário, tudo o que realizar de um lado tem que realizar do outro, é claro.

Agora para alongamento do quadril, você deve se apoiar em uma das pernas, se necessário se apoiando em uma cadeira ou na parede. Então jogue a outra perna para frente e para trás, como se estivesse chutando. Para dar equilíbrio e também alongar os ombros, jogue os braços alternados para frente e para trás.

Balançar o corpo de um lado para o outro alonga a região da coluna e abdômen. Com os pés apoiados e os braços soltos, jogue os braços girando o tronco em torno da cintura, os quadris também podem seguir o movimento. A cabeça acompanha o movimento.

Espero que vocês tenham gostado de mais esse post do Doce como Mel. Assinem nossa Newsletter para receber por e-mail nossas novidades. Compartilhem nossos posts no Facebook. Se quiserem, podem sugerir temas nos comentários. Seguem abaixo mais alguns textos que vocês devem gostar:

Emagreça com saúde com o Makee Clean

Tratamentos estéticos para eliminar gordura

Os melhores abdominais que existem

 

The following two tabs change content below.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.