Decidi engravidar, e agora?

Muita calma nessa hora… não é porque você pensou: “decidi engravidar” que você vai parar de tomar o remédio ou parar de usar preservativos, e só ir ao médico depois de já ter confirmado a gravidez.

O pré-natal começa muito antes de você pegar o resultado positivo. É preciso fazer exames, tomar vitamina, parar com o anticoncepcional da maneira correta, entre outras coisas.decidi engravidar

Decidi engravidar, como me preparar

A primeira coisa que você precisa fazer é marcar uma consulta com um obstetra e dizer: decidi engravidar, caso o seu ginecologista seja também obstetra, melhor, se ele não for, peça para indicar alguém.

Seu médico vai receitar que você comece a tomar o ácido fólico, é muito importante que você comece a tomar essa vitamina no mínimo três meses antes de engravidar, falamos mais sobre o ácido fólico aqui.

Ele também vai pedir alguns exames de sangue e urina para saber se você está em condições de engravidar ou se precisa fazer antes algum tratamento médico. Isso é muito importante também para diagnosticar se a futura gestante é, por exemplo, portadora do vírus HIV, caso seja, a preparação já é diferente porque é preciso tomar a medicação desde o início para que o feto não seja infectado.

É preciso também saber parar de tomar o anticoncepcional dependendo do tipo:

• Anticoncepcional tradicional: esse é aquele de 21 comprimidos com pausa. O ideal é não parar no meio da cartela. Alguns dias depois que você termina vem a menstruação, a outra menstruação depois dessa costuma atrasar, então não fique preocupada ou não se empolgue ainda achando que está grávida, claro que pode acontecer, mas é difícil.
• Pílulas sem intervalo: essas podem ser interrompidas a qualquer momento. No caso desse tipo de remédio você demora um pouco mais do que o normal a menstruar novamente e a segunda menstruação pode demorar mais ainda e é o mesmo caso da de cima, você acaba se enganando, tenha calma.
• Implantes subcutâneos e DIU: nesses casos você precisa pedir para que seu médico os remova. Eles costumam fazer com que sua fertilidade demore um pouco mais a voltar.
• Anel vaginal: retire apenas no momento em que seria para retirar para dar a pausa e não coloque um novo.
• Adesivo: retire-o apenas no momento que você tiraria normalmente.

Decidi engravidar, em quanto tempo vou conseguir

Quando eu perguntei isso ao meu médico ele disse o seguinte: para cada ano tomando o anticoncepcional ininterruptamente conte um mês de espera. Ou seja, se você toma anticoncepcional, sem parar, há 10 anos, provavelmente você vai levar uns 10 meses para conseguir engravidar.

Isso não quer dizer que se você quer engravidar daqui a um ano você já deve parar o remédio agora. Vai que você dá sorte e engravida no primeiro mês?! Quando eu decidi engravidar, não pude comprovar se esse tempo de espera realmente é certo e você pode fazer como eu, caso não queira esperar muito.

Quando eu decidi engravidar, eu parei o remédio e usava preservativo, evitava aquele período mais tenso em torno de 12 a 16 dias depois da menstruação e pronto. Quando eu realmente decidi engravidar mesmo, que era a hora certa, simplesmente parei de usar camisinha, claro que tudo depois de fazer os exames, e o ácido fólico eu comecei a tomar no momento em que parei o remédio.

Decidi engravidar, qual o melhor período do ciclo para ter relações ?

Tudo depende da duração do seu ciclo. Vou me basear no de 28 dias, que é o mais comum. O melhor período é bem no meio do ciclo, então conte de 10 a 12 dias a partir do dia que você ficou menstruada e comece a ter relações todos os dias e se possível mais de uma vez por dia durante 10 dias.

É claro que você não vai estar ovulando todos os dias, essa é uma margem de segurança, afinal sua ovulação pode adiantar ou atrasar, como aconteceu comigo e acho que foi por isso que tive menina rs… saiba mais sobre as “técnicas para escolher o sexo do bebê” nesse post aqui.

decidi engravidar e agora

Decidi engravidar, como saber se posso?

De primeiro momento você não deve se preocupar com isso. Você pode levar meses para conseguir e ser absolutamente normal, como eu disse, nós que tomamos anticoncepcional por muito tempo, levamos um tempo maior para engravidar, afinal evitamos por tanto tempo que o corpo demora a “se acostumar com a ideia”.

Se você estiver tentando há mais de um ano e nada tiver acontecido, volte a seu médico, converse com ele e se informe dos exames que você pode fazer para saber se é fértil. Mas não faça isso antes da hora, é um gasto desnecessário já que os exames costumam ser caros e geralmente o plano de saúde não cobre.

Além disso, o problema pode não ser com você então depois de fazer todos os exames e comprovar isso é que o seu marido começa a fazer os exames e ao final o problema pode ainda ser uma incompatibilidade entre os dois, enfim… nada de se preocupar com isso agora.

Espero que esse post tenha sido esclarecedor e fica ligada que em breve tem muitas outras informações legais independente de estar querendo engravidar, de já estar grávida ou já ser mamãe, tem muito assunto para nós.

decidi engravidar quero engravidar

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

4 ideias sobre “Decidi engravidar, e agora?

  1. Pingback: Como engravidar - siga as dicas e nada de ansiedade - Doce como Mel

  2. Pingback: Sintomas de Gravidez - o que uma grávida sente - Doce como Mel

  3. Pingback: Ácido fólico e sua importância durante a gestação - Doce como Mel

  4. Pingback: Tabela chinesa verdadeira para escolher o sexo do bebê e o método que eu usei - Doce como Mel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.