A busca pelo emagrecimento


Nós decidimos incluir esse tópico no blog porque já escrevemos há algum tempo e percebemos que a busca por esse assunto é muito grande. Todo mundo quer emagrecer, todo mundo quer ter o corpo perfeito e ficar mais bonito, inclusive nós, é claro.

Quem não quer ficar assim?

Quem não quer ficar assim?

Acho que nada melhor para incentivar a emagrecer do que compartilhar as informações. E o incentivo que digo é para nós e para quem ler, afinal o nosso compromisso não será apenas conosco, mas com os leitores que esperam os relatos, se a dieta funcionou, como é o nosso plano de exercícios e etc.

Quando você acompanha o processo de emagrecimento de alguém é muito mais motivador, você vê uma pessoa de carne e osso falando das próprias dificuldades, mostrando que às vezes cai na tentação, mostrando que é possível emagrecer de forma saudável, sem loucuras.

Nem sempre vamos falar do nosso emagrecimento, afinal tem muitas informações importantes que nós vamos querer passar para vocês, mas não dá para testar todas então vamos só falar delas.

Quanto precisamos emagrecer?

Primeiramente quero dizer que nenhum de nós dois somos obesos, estamos apenas com sobrepeso. É também importante citar que não temos a intenção de ficarmos magérrimos. Vemos que algumas pessoas nunca ficam satisfeitas, mas se você espera que nós digamos que queremos perder 15 ou 30 quilos, isso não vai acontecer.

Eu tenho 1,61m de altura e estou pesando 69,5kg. Me pesei no dia 30/3. Quero dizer que esse sobrepeso não é proveniente da gravidez, na realidade ela só me fez bem. Eu já precisava perder peso antes de engravidar.

Quando eu engravidei estava pesando entre 70 e 71kg, cheguei a quase 82, mas emagreci ainda durante a gravidez. Não fiz dieta para emagrecer durante a gravidez, ok?! Isso não é nem um pouco saudável.

O que aconteceu foi que a minha glicose subiu demais e eu decidi cortar todos os tipos de doces e reduzi quase a zero os carboidratos, assim perdi 3 quilos e depois ganhei mais um. Ao final da gravidez estava com 80kg.

Com certeza é muito para uma mulher de 1,61m de altura, mas se formos levar em consideração o que eu pesava antes, nem engordei tanto assim. Mas o que importa é que depois que a Mel nasceu, em apenas 17 dias eu estava com 69kg :O e perdendo, cheguei a 66,5kg, principalmente por causa da amamentação.

Hoje voltei a engordar, enfim… meu IMC está 26,81, já já falo como se faz esse cálculo e coloco a tabela pra vocês, vamos falar do Ellan agora.

Ele também está com sobrepeso. Ele tem 1,71m e está pesando 76,6kg. É importante dizer que não estamos fazendo musculação, ou seja, nós dois estamos com percentual de gordura alto.

Falo assim, mas você vai ver que nem estamos tão mal assim. E talvez você também não esteja.

IMC: Como calcular e tabela dos índices

O cálculo do IMC é bem simples, basta você dividir o seu peso pela sua altura ao quadrado, ou seja, peso em kg/altura em m x altura em m.

Eu, por exemplo, como já disse estou com 69,5kg e tenho 1,61m, então o cálculo fica assim:

69,5 / (1,61 x 1,61) = 26,81

Mas como saber se isso é bom ou ruim, vamos à tabela:tabela IMC

A melhor parte vem agora. Pode ser que você nem esteja tão mal. Veja o meu exemplo, você pode pensar: uma baixinha pesando quase 70kg, realmente, é muito, mas sabe o quanto eu preciso perder? Apenas 5kg.

É isso mesmo, para o meu IMC estar no nível Dentro do Peso, eu preciso estar entre 48kg e 65kg. Muitas mulheres iriam dizer que eu preciso perder 22kg, já que a maioria acha que precisa estar no limite mínimo, mas como eu disse, EU NÃO QUERO FICAR MAGRELA.

Não estou dizendo que é feio ser magra, nem ofendendo ninguém, mas o que acontece é que o meu tipo de corpo não é de mulher magra, eu fico feia se ficar com menos de 60kg, não quero.

O Ellan também não é muito diferente, ele só precisa perder 3,5kg porque tem que estar pesando entre 54kg e 73kg.

É lógico que se nós estivéssemos no limite máximo do peso ideal preenchidos por massa muscular seria muito mais bonito e saudável, e é por isso que não vamos ficar só nos 3,5kg ou 5kg, vamos perder um pouco mais que isso para depois construirmos massa magra.

Para saber mais como ganhar massa magra veja esse post: Como ganhar massa muscular

Se você não sabe calcular seu peso ideal de acordo com a tabela é só fazer o seguinte:

O IMC de peso normal não é entre 18,5 e 24,99? Você vai fazer a conta contrária, ou seja, pegar a sua altura multiplicar por ela mesma e multiplicar por esses números, no caso do Ellan fica assim:

1,71 x 1,71 x 18,5 = 54,09kg e 1,71 x 1,71 x 24,99 = 73,07kg

IMC não é tudo

Nós sabemos que o IMC está longe de ser o melhor índice. Afinal uma pessoa pode estar no peso ideal pela tabela, mas seus índices de glicose, gordura corporal, colesterol e etc. estarem péssimos, assim como uma pessoa pode ser considerada com sobrepeso, mas esse peso ser muito músculo, afinal músculo pesa pra caramba.

Medindo percentual de gordura

Medindo percentual de gordura

Mas no momento não vamos fazer nenhuma avaliação médica e nem física, por isso esse vai ser o nosso único índice por agora.
Acompanha a gente que vamos falar sobre qual estratégia vamos adotar para emagrecer (veja aqui), qual será a nossa dieta, nosso plano de exercícios, e tudo mais.

 

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

7 ideias sobre “A busca pelo emagrecimento

  1. Pingback: Nossa estratégia para perder peso - Doce como Mel

  2. Pingback: Dieta dos Pontos, essa é a nossa escolhida - Doce como Mel

  3. Pingback: Exercícios para Emagrecer em Casa - Doce como Mel

  4. Pingback: Hipertrofia Muscular, Como Ganhar Massa Muscular - Doce como Mel

  5. Pingback: Suplementos para Emagrecer - Doce como Mel

  6. ooie amei tudo o que vcs postaram ,tenho muito problemas com aparência e lendo o texto de vcs me identifiquei bastante e esta me ajudando para não desistir. comecei uma dieta com atividade física graças a vcs que me deram esperança e forças para continuar. obg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.