Dieta dos Pontos, essa é a nossa escolhida


Como vocês sabem estamos buscando o emagrecimento como a maioria das pessoas. Escolhemos uma dieta muito famosa, mas que não achamos que seja uma dieta apenas da moda da internet já que ela promove uma reeducação alimentar e não restringe grupos alimentares.

Atualização: Mudamos a dieta, agora fazemos Low Carb, confira no novo post >> Dieta Low Carb, essa eu garanto!

A dieta para emagrecer escolhida foi a Dieta dos Pontos, nós a escolhemos porque

ela não é daquele tipo de dieta relâmpago maluca que promete emagrecer 5, 6, 7 quilos por semana, essa é uma dieta realista em que você emagrece de 2 a 4 quilos por semana, mas de forma definitiva, assim você evita o efeito sanfona.

dieta-dos-pontos

É muito importante citar que o maior problema dessas dietas relâmpagos da internet é que assim como você perde peso rápido, você os recupera mais rápido ainda, isso acontece por uma série de motivos.

O primeiro deles é que o seu corpo passa por muito tempo de escassez de determinado grupo alimentar, então no momento que você volta a comer algum alimento desse grupo, seu corpo retém e você engorda.

O fator psicológico também influencia muito. Quando você faz uma dieta para emagrecer e fica sem comer doces, por exemplo, mesmo que você consiga emagrecer, depois que a dieta acaba você fica querendo “compensar” o período de sacrifício, assim você literalmente enfia o pé na jaca.

A Dieta dos Pontos evita tudo isso, já que o que você vai fazer é calcular os pontos que você pode consumir e baseado nisso verificar a pontuação dos alimentos que você mesmo vai montar sua dieta para emagrecer de acordo com os alimentos que você quer comer.

É claro que você precisa escolher bons alimentos, se não, além de você não emagrecer você vai acabar com a sua saúde e não é isso que a Dieta dos Pontos propõe. Você precisa entender que embora um copo de refrigerante zero não tenha nenhuma caloria ele também não te oferece mais nada, e embora um copo de refrigerante comum tenha a mesma quantidade de calorias de um copo de suco de algumas frutas, o primeiro é a chamada caloria vazia e o segundo fornece para o seu corpo uma série de nutrientes e fibras que vão melhorar muito a sua saúde.

tabela-dieta-dos-pontos

Quando começar a fazer a dieta dos pontos você vai ver que se comer dois pães no café da manhã, por exemplo, vai chegar na hora do jantar e você só vai poder comer folhas, então você aos poucos vai ajustando sua alimentação.

Calculadora de pontos da Dieta dos pontos

Os pontos que você pode consumir são calculados baseando-se nas suas características, a calculadora da Dieta dos Pontos vai levar em consideração:

  • Se você é homem ou mulher
  • A sua altura
  • O seu peso
  • A sua idade
  • O seu nível de sedentarismo

Os cálculos da Dieta dos pontos são feitos de acordo com a sua TMB (taxa de metabolismo basal), com a sua energia diária, com os seus pontos diários e com o seu IMC (saiba o que é IMC aqui).

Eu não vou entrar em detalhe sobre esses conceitos aqui porque é muito coisa e não é importante nesse momento, mas eles são baseados no que seu corpo gasta, é por isso que conforme você vai emagrecendo em vez de a sua quantidade de pontos aumentar, ela vai diminuindo, já que um corpo mais leve precisa de menos energia para sobreviver.

Atualização: Mudamos a dieta, agora fazemos Low Carb, confira no novo post >> Dieta Low Carb, essa eu garanto!

Eu usei a calculadora desse site abaixo, eu achei ela bem simples, qualquer pessoa vai conseguir encontrar sua quantidade de pontos:

http://dietaemagrece.com.br/dieta-dos-pontos-calculadora-de-pontos

A minha quantidade de pontos é 412 e a do Ellan é 528 (é… até nesses momentos os homens sofrem menos que a gente)

Para saber nossos números veja o texto A busca pelo emagrecimento, talvez também seja interessante você saber qual a nossa estratégia para perder peso.

Tabela de pontos dos alimentos da Dieta dos Pontos

dieta dos pontos tabela

Na Dieta dos pontos, cada alimento tem uma pontuação. Achei várias tabelas, mas a desse site abaixo foi a que achei mais completa:

http://mdemulher.abril.com.br/dieta/boa-forma/a-nova-dieta-dos-pontos

Para os alimentos industrializados que você não achar nessa tabela, basta você dividir a quantidade de calorias por 3,6, aí vai dar a quantidade de pontos que o alimento tem. Nesse site também fala algumas coisas sobre tirar 15 pontos para o tempero das refeições e etc. Olha, no nosso caso isso não se encaixa muito bem já que a quantidade de temperos no meu prato não dá 54 calorias. Talvez se você for o tipo de pessoa que exagera nos temperos muito industrializados, essa pode ser uma boa ideia.

Nosso cardápio da dieta dos pontos

Nós montamos o cardápio de apenas um dia. O interessante é você fazer um cardápio bem variado, sempre dando preferência aos alimentos ricos em fibras, ou seja, folhas, legumes e frutas.

Café da manhã:

1 pão francês = 40 pontos

2 colheres de chá de margarina = 40 pontos (Ellan)

1 colher de chá de margarina = 20 pontos (Katy)

120 ml de café com leite desnatado com açúcar = 17 pontos (Ellan)

120 ml de café com leite desnatado com adoçante = 12 pontos (Katy)

 

Lanche da manhã

Uma banana prata = 20 pontos

 

Almoço

4 colheres de sopa de arroz branco = 40 pontos (Ellan)

3 colheres de sopa de arroz branco = 30 pontos (Katy) >>> já to ficando com ódio dessas diferenças 🙁

1 concha de feijão preto = 27 pontos

2 colheres de sopa de legumes = 10 pontos

1 filé de frango = 45 pontos

Verdura à vontade = zero ponto

Suco = 7 pontos (apenas Ellan)

Sobremesa: gelatina diet = 2 pontos

Tempero colocamos apenas 5 pontos.

 

Atualização: Mudamos a dieta, agora fazemos Low Carb, confira no novo post >> Dieta Low Carb, essa eu garanto!

 

Lanche da tarde

1 pão francês = 40 pontos

Café = mesma coisa do café da manhã

2 fatias de presunto = 20 pontos (Ellan)

1 fatia de presunto = 10 pontos (Katy)

2 fatias de queijo = 40 pontos (Ellan)

1 fatia de queijo = 20 pontos (Katy)

 

Jantar

Igual ao almoço (Ellan) = 136

Sem feijão (Katy) = 92

 

Ceia

Banana = 20 pontos

Vamos às observações:

Nós fizemos um cardápio da Dieta dos pontos de acordo com o que a gente sabe que vai seguir, mas o ideal seria fazer alguns ajustes como:

  • Trocar pão francês por integral
  • Tomar suco no lugar de café
  • Trocar a margarina por algum queijo branco
  • Almoço sem suco

Mas entre começar do nosso jeito e não começar preferimos começar do nosso jeito.

Achei muito interessante o site abaixo, o link joga para uma calculadora de consumo de calorias, mas ao lado dela você também encontra o link para uma calculadora de gasto de calorias. É bem interessante, caso você queira controlar suas calorias de uma forma diferente.

http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/calorias/consumo_kcal.htm

Nós sabemos que só fazer dieta não emagrece, por isso, em breve vamos fazer um post falando dos exercícios que fazemos em casa, e vamos tentar colocar alguns vídeos.

Espero que vocês tenham gostado desse post. Até a próxima.

Atualização: Mudamos a dieta, agora fazemos Low Carb, confira no novo post >> Dieta Low Carb, essa eu garanto!

The following two tabs change content below.

5 ideias sobre “Dieta dos Pontos, essa é a nossa escolhida

  1. Pingback: Exercícios para Emagrecer em Casa - Doce como Mel

  2. Pingback: Suplementos para Emagrecer - Doce como Mel

  3. Pingback: HIIT, segredo para emagrecer rápido e com saúde - Doce como Mel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.