Desmame, como tornar esse momento mais fácil

desmamePoucas mulheres discordam quando alguém diz que amamentar é uma delícia, realmente o vínculo que se cria com o bebê é algo incomparável. Mas um dia precisa acabar, mas você sabe o momento certo? Está tendo dificuldades e quer dicas para tornar o momento do desmame mais fácil? Então acompanha esse post que vou falar um pouquinho sobre isso, sobre como está sendo com a Mel que está com 1 ano e 8 meses e eu não pretendo amamentá-la até mais do que dois anos de idade.

Apesar de ser um tema muito controverso na prática, a teoria da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde não é nada controversa, a amamentação deve ser:

  • exclusiva até os 6 meses de idade
  • principal alimento até 1 ano de idade sendo que deve começar a complementar a alimentação com os alimentos sólidos – veja aqui o texto sobre Introdução dos alimentos sólidos
  • complementar até 2 anos ou mais

Eu não pude amamentar a Mel exclusivamente no seio até os 6 meses de idade porque voltei a trabalhar e apesar de tirar o leite no trabalho, a retirada na bombinha não era suficiente, assim ela começou a comer frutas com mais ou menos 5 meses e meio.

Desmame é mais fácil quando o bebê come bem

Algumas mães vão discordar de mim, vão dizer que o filho come bem, mas mesmo assim não larga o peito… o leite materno é realmente muito saudável e não há com o que se preocupar se o seu filho mama e come bem, mas eu já vou te adiantar que na hora do desmame vai ficar um pouco mais difícil.

A substituição precisa ser feita e para que o bebê sofra menos, essa substituição precisa ser gradual. Se ele acaba de almoçar e vai para o peito, ofereça água no lugar, uma fruta, um biscoito de maisena e só dê o peito no mínimo uma hora depois.

É lógico que ninguém gosta de ver o filho chorando ou sofrendo, mas se tem uma coisa na vida nós temos que começar a ensiná-los desde cedo é que eles não podem ter tudo o que eles querem a hora que eles querem, se nós não ensinarmos isso com amor em casa, a vida vai ensinar de uma forma mais cruel.

Mas meu bebê não come bem, como fazer o desmame?

Sei que vou receber muitas críticas sobre o que vou falar agora, mas vou falar assim mesmo, lembro a vocês que essa é a minha opinião, mas só tenho uma filha que come bem, assim não tenho muito parâmetro de comparação. O que eu acho é o seguinte, geralmente as crianças que não comem bem é porque os alimentos não formam oferecidos a elas da maneira correta.

Esse trabalho deve ser bem feito desde o início e eu falo sobre isso nos textos Introdução dos Alimentos sólidos, Papinha de fruta e Papinha Salgada.

Mas agora, o que você pode fazer, é evitar dar o peito ou qualquer lanchinho duas horas antes da hora da refeição da criança, tenha certeza de que uma criança de 2 anos não vai morrer porque ficou duas horas sem mamar ou sem comer besteiras, ofereça água apenas e espere a hora da refeição, faça uma comidinha bem gostosa, saudável e que a criança mostre gostar mais.

como desmamar

Outras dicas sobre o desmame

  1. Comece eliminando a amamentação durante a noite, caso ele ainda mame durante a noite. Sei que essa é uma parte muito difícil, afinal muitas crianças, mesmo com mais de 2 anos, fazem o peito da mãe de chupeta e passam a noite inteira mamando ou pelo menos só conseguem pegar no sono mamando. Aqui você encontra dicas sobre o sono do bebê e como você deve fazer para ele dormir a noite inteira sem mamar.
  2. Você também precisa ir diminuindo gradualmente as mamadas, afinal imagine uma criança que mama o dia inteiro e de repente não ter mais o peito? Tenha certeza de que o desmame assim vai ser muito mais difícil.
  3. Substitua o peito por lanchinhos saudáveis. Na hora que ele está acostumado a mamar, dê um copo de leite integral, uma fruta gostosa, um biscoito de maisena, um mingau, mas nunca ofereça alimentos que não sejam nutritivos, afinal o desmame não deve ser ruim para a criança.
  4. Faça passeios no horário que ele costuma mamar, leve-o ao parquinho, para a casa da vovó, para brincar na piscina, sempre coisas que distraiam a criança para que ela se esqueça um pouco do peito, isso ajuda muito no desmame.
  5. Deixe a criança um pouco com o papai ou com a vovó e vá dar um passeio você, ficar algumas horinhas longe da mãe também ajuda no desmame. Caso você trabalhe fora, o desmame vai ficar muito mais fácil, já que a criança já passa o dia inteiro sem mamar.
  6. E o principal, dê muito carinho e mostre que existem outros momentos de intimidade e carinho entre você e seu bebê além da amamentação, isso vai tornar o desmame mais fácil porque a criança vai ver que vai continuar recebendo o seu carinho independente de mamar ou não no peito.

Espero que as dicas tenham ajudado vocês. Assine nosso Feed e acompanhe sempre o Doce como Mel. Abaixo seguem mais alguns post que você deve gostar:

Saiba o que é normal no Desenvolvimento do bebê

Papinha Salgada

 

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.