Dedo ou chupeta, qual é o melhor?

chupeta ou dedoA primeira verdade é que nenhuma das duas opções, dedo ou chupeta, são boas e que o pediatra do seu filho vai sempre falar para você não oferecer os bicos artificias para o seu filho. A segunda verdade é que não é o pediatra que vira a noite acordado com o seu filho porque ele não consegue dormir e precisa sugar algo.

O post de hoje e para esclarecer um pouco as diferenças entre chupar dedo ou chupeta e dizer o que eu fiz para que você possa decidir o que é o melhor não só para seu o filho, mas para a sua família inteira.

Entenda por que o bebê chupa dedo ou chupeta

Se eu pudesse escolher não teria “oferecido” nenhum dos dois para a Mel, mas eu não conheço ninguém que tenha um bebê que dorme a noite inteira no próprio berço sem precisar do peito ou de ser balançado e que também não chupe dedo ou chupeta.

Acontece que o bebê ele precisa da sucção e isso o acalma, já reparou que seu bebê muitas vezes dorme mamando? Tanto é que a maioria das mães colocam o bebê para dormir com elas, assim eles já usam o peito para se acalmar. Mas eu decidi, muito antes de a Mel nascer, que quando eu tivesse um filho ele não dormiria na cama comigo. Os motivos são vários que nesse momento não importam, mas então como fazê-la dormir sozinha?

Balançar é meio que automático, principalmente se a pessoa é mais antiga ou não tem interesse em buscar se informar, mas isso também não era o que eu queria, eu já imaginava a Mel com 15 quilos e eu tendo que embalar para ela dormir, e tenho certeza de que você conhece alguém que faz isso.

Chupar dedo ou chupeta entorta os dentes?

Eu li o livro Os segredos de uma encantadora de bebês e isso transformou a minha vida na época, falo mais disso no texto que escrevi sobre o sono, mas no livro a autora fala que a filha dela chupou dedo até grandinha e não ficou com os dentes tortos ou protraídos, e que a chupeta era muito mais problemática em uma série de fatores.

dedo ou chupeta

A verdade é que eu tenho esse livro como um verdadeiro manual e decidi tentar o dedinho, até porque a Mel não pegou chupeta de jeito nenhum, eu até tentei como você pode ver na foto acima, e eu até preferiria que ela tivesse pegado porque, apesar de confiar no livro, na prática o que eu vejo é muitas crianças já grandes que chupam dedo ou que ficam com os dentes muito tortos.

Além disso, a pediatra da Mel sempre me falava para tentar substituir o dedinho pela chupeta e eu via muitas pessoas com a boca completamente torta, a arcada dentária bizarra de forma que a pessoa não conseguia nem encostar um lábio no outro. Mas eu também conheço uma pessoa adulta que chupa o dedo até hoje e nunca precisou de aparelho nos dentes, tem os dentes perfeitos.

Eu acredito que tudo é a forma como a criança chupa o dedo, se ela pressiona o dedo nos dentes de dentro pra fora, é lógico que isso vai fazer com que os dentes fiquem para a frente. Já o que eu acho que a chupeta faz é prejudicar a fala e a respiração do bebê, além de poder deixar resíduos nos dentes.

Quando começar a se preocupar com o uso do dedo ou chupeta?

Além da hora de dormir, muitos bebês pegam o dedo ou a chupeta quando estão com fome ou estressadas, você deve começar a se preocupar quando perceber um dos sinais abaixo:

  • o bebê passar a maior parte do tempo com o dedo ou a chupeta na boca
  • o bebê acorda se tirar o dedo ou chupeta da boca
  • o bebê deixar de mamar ou comer por causa do dedo ou chupeta
  • a fala da criança começar a ficar prejudicada por causa do dedo ou chupeta
  • você perceber que os dentinhos estão ficando tortos ou para frente
  • a higiene ficar prejudicada já que o bebê leva o dedo sujo ou a chupeta que caiu no chão a boca sem lavar

O ponto que me fez decidir tirar a mania da Mel de chupar dedo foi quando eu percebi que o dentinho dela estava ficando para a frente, já que, por mais que fossem dentes de leite, em alguns casos a arcada fica tão comprometida que mesmo depois da troca por dentes permanentes, a dentição continua feia e muitas vezes nem aparelho ortodôntico resolve.

dedo ou chupeta

O que é mais difícil de tirar: dedo ou chupeta?

Eu não acredito que um é mais difícil de tirar que o outro, eu acho que pontos como o momento certo e a firmeza da pessoa que cuida da criança são muito mais determinantes do que a opção por um ou por outro. E quando eu digo firmeza não estou dizendo para deixar a criança chorar, fazer a criança sofrer, tirar e pronto “ela que se dane”, não é nada disso.

Eu acho que no momento que você decide tirar precisa se comprometer, saber que isso vai dar trabalho e que a criança vai chorar um pouco sim e sofrer, mas tenha certeza de que na medida certa isso vai prejudicar muito menos o seu filho do que uma arcada dentária muito torta.

dedo ou chupeta

Vou fazer um post dizendo como eu tirei a mania do dedinho da Mel e vou dar dicas para você tirar a chupeta do seu filho, continue acompanhando o Doce como Mel e curta nossa página no Facebook.

Seguem abaixo outros textos que você deve gostar:

10 coisas que fazem o bebê chorar

Desmame mais fácil

10 dicas para fazer seu bebê dormir

 

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.