Cronograma capilar para cabelos cacheados e crespos

cronograma capilarSabe como eu cuidava do meu cabelo até 5 meses atrás? Eu fazia progressiva a cada 3 meses, lavava duas a três vezes por semana, pranchava quando ia sair, pronto! Não fazia nenhum cronograma capilar. Se você também faz isso, não reclame que seu cabelo está sempre feio, quebradiço, sem brilho, etc etc etc… a culpa não é dele, é sua!

Agora se você faz isso e seu cabelo está sempre bonito e você nem tem do que reclamar, ótimo, esse post não é pra você, afinal seu cabelo já é lindo sem precisar fazer nada e você não precisa de orientação e nem mesmo seguir um cronograma capilar… sortuda…

Hoje eu vou falar sobre o Cronograma Capilar, teve até gente querendo patentear essa expressão kkkkkkkkk não entendo muito por que afinal um cronograma é qualquer coisa que você se planeja para fazer como um cronograma de estudos, um cronograma de exercícios físicos, etc. E um cronograma capilar nada mais é que um planejamento de como você pretende cuidar dos seus cabelos.

Mesmo quem tem a sorte de estar com os cabelos sempre lindos naturalmente, acho que uma hidratação de vez em quando é sempre bom, mas quem tá sempre na luta com os cabelos, que é a maioria das mulheres, principalmente as cacheadas e crespas é de crucial importância seguir um cronograma capilar.

Cronograma capilar para cabelos cacheados e crespos

Por que é tão importante que as pessoas com cabelos cacheados e crespos sigam um cronograma capilar? Acontece que como eu já falei no texto sobre No Poo, que é a técnica que eu sigo para cuidar dos meus cachos depois que passei a usar os cabelos naturais, até falei sobre essa transição aqui, quanto menos liso o cabelo é, mais difícil é de a oleosidade produzida pelo couro cabeludo se distribuir por todo o fio.

É por isso que é muito difícil ver uma mulher de cabelo crespo com excesso de oleosidade nos fios, bem como é muito difícil ver uma mulher de cabelos lisos que não sejam oleosos. O cronograma capilar serve para repor tudo o que o cabelo perde e para fornecer artificialmente a oleosidade que não desce.

Cada cabeça um cronograma capilar

Eu vou dar o exemplo do cronograma capilar que eu sigo, mas não existe um cronograma capilar ideal para todos os cabelos, você vai precisar sentir o que o seu cabelo precisa, o que ele gosta mais e ir testando. Quem tem os cabelos naturais precisa de poucas reconstruções, o que não quer dizer que não deve fazer, assim como, quem tem os cabelos muito danificados também não deve fazer mais que duas reconstruções em um mês, sempre com intervalos de 15 dias entre elas.

Assim que eu comecei a fazer o cronograma capilar, meu cabelo não estava 100% natural, estava como nessa foto abaixo:

cronograma capilar

Esses fios avermelhados é o cabelo ainda com progressiva e tinta, ele estava bem quebrado, então eu comecei com o cronograma capilar para cabelos muito danificados.

Os cuidados eram sempre aos domingos, terças e quintas, aí na sexta a noite eu fazia uma umectação, dormia com ela e no sábado de manhã finalizava o UCPE (Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar), futuramente eu vou falar um pouquinho sobre as siglas que as meninas costumam usar quando se trata de cronograma capilar.

Todas essas siglas eu aprendi nos grupos do Facebook de No e Low Poo para iniciantes e No e Low Poo para cabelos crespos.

Então na primeira semana, no domingo fiz hidratação, na terça nutrição e na quinta reconstrução, na sexta umectação, aí no sábado de manhã condicionei, dei uma pausa, enxaguei e finalizei, esse processo da sexta para o sábado faço até hoje, sendo assim não vou ficar repetindo.

Na segunda semana fiz nutrição, hidratação (se você quer saber tudo sobre hidratação clica aqui) e nutrição, a terceira semana foi idêntica à primeira e a quarta fiz hidratação no domingo e na terça e nutrição (se você quer saber tudo sobre nutrição clica aqui) na quinta. E assim finalizei o primeiro mês de cronograma capilar e senti uma melhora considerável no meu cabelo, principalmente no sábado depois da umectação.

Cronograma capilar duplo

Não sei você, mas eu tenho uma parte do cabelo mais rebelde que o resto e essa parte é bem na frente e sempre foi assim, só que quando eu não cuidava isso ficava mais evidente.

cronograma capilar

Antes de começar a fazer o cronograma capilar, olha essa frente

Mesmo depois de fazer uma mês de cronograma capilar direitinho, a frente ainda continuava muito rebelde, então eu decidi fazer um cronograma capilar duplo… Eu sei que não se deve fazer hidratação, ou nutrição, ou qualquer coisa em dias seguidos, dizem que tem que dar um descanso de um dia pelo menos, mas essa frente me deixa muito chateada.

Eu comecei então a intercalar, comecei a fazer o cronograma capilar de cabelo pouco danificados no cabelo todo aos domingos, terças e quintas e nas segundas, quartas e sextas eu fazia o cronograma capilar de cabelos muito danificados na parte mais quebrada da frente.

A única diferença de um cronograma capilar para o outro é que esse que estava fazendo no cabelo todo só tem uma reconstrução(para saber tudo sobre isso clique aqui) por mês, porém tem bastante nutrição. E vou te falar, o negócio fez efeito porque conforme eu ia tratando a parte quebrada ia diminuindo e esse cronograma capilar paralelo era feito em uma mecha cada vez menor.

Segui assim por mais 4 semanas e passei a fazer o cronograma capilar para cabelos saudáveis no cabelo todo aos domingos, terças e quintas (e aí eu já tinha feito o BC) e intercalava com o cronograma capilar para cabelos pouco danificados na parte da frente às segundas, quartas e sextas.

Ah… já ia esquecendo um detalhes, de vez em quando eu fazia uma umectação extra durante a semana só na parte da frente. Outro detalhe é que a diferença entre o cronograma capilar para cabelos saudáveis e para cabelos pouco danificados é apenas que o primeiro tem mais hidratações do que nutrições.

Hoje eu faço o cronograma para cabelos saudáveis no cabelo todo apenas porque a textura da parte da frente tá muito parecida com a do resto e como meu cabelo tem a porosidade baixa, eu não faço reconstrução todo mês.

Espero que vocês tenham gostado desse texto e futuramente vou falar mais especificamente sobre todos esses tratamentos como umectação, hidratação, nutrição, reconstrução e vou falar os produtos que uso que são todos liberados para No Poo.

Abaixo seguem alguns textos que vocês também devem gostar:

No Poo, nada de xampu

Transição capilar, a volta dos cabelos naturais

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

2 ideias sobre “Cronograma capilar para cabelos cacheados e crespos

  1. Pingback: No poo - nada de xampu nos cabelos - Doce como Mel

  2. Pingback: Produtos liberados para No Poo que eu uso - Doce como Mel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.