Crescimento capilar, projeto Rapunzel

crescimento capilar

Um ano de diferença

Crescimento capilar é um dos assuntos mais procurados na internet. Mesmo antes da internet, a busca por produtos e tratamentos que fizessem o cabelo crescer mais rápido já era muito grande em farmácias, consultórios médicos e salões de beleza.

Quem nunca cortou o cabelo mais do que deveria não sabe o que é desespero. Comigo posso dizer que foi pior, porque eu, literalmente, não conhecia o meu cabelo. Estava passando pela transição e já estava de saco cheio de ter dois tipos de cabelo na mesma cabeça. Foi então que entrei no banheiro para cortar só um pouquinho e saí “Joãozinho” como se fala. Por isso decidi começar o projeto Rapunzel.

O que é normal no crescimento capilar

Tô muito longe de ser uma Rapunzel, ou Pocahontas, ou Merida ou qualquer dessas personagens da Disney de cabelos loooongos e lindos, mas o progresso de um ano foi bastante interessante. Além de muito tratamento citado no post do Cronograma Capilar e nos posts de No Poo com a explicação e os produtos liberados, eu também usei alguns pequenos artifícios para o cabelo crescer mais rápido e vou falar sobre eles hoje com vocês.

Os cabelos crescem aproximadamente um centímetro por mês. Dizem que os cabelos crespos e cacheados crescem mais lentamente que os cabelos lisos, mas isso não é verdade. O que acontece é que o crescimento não aparece por causa do efeito encolhimento, afinal, o cabelo se enrola, mas se você esticar, sendo puxando ou alisando, vai ver que ele cresceu sim.

Tenho sorte porque meu cabelo cresce bastante rápido e poderia ser melhor, afinal, para um crescimento satisfatório, a alimentação é crucial. Não me alimentava bem, comecei a melhorar agora com a Low Carb, mas mesmo assim está muito longe do ideal.

Os mesmos nutrientes que são bons para sua saúde no geral, serão bons para os seus cabelos. Se você consumir as vitaminas certas, seu cabelo não vai só crescer mais rápido, mas também vai crescer mais saudável. Um cabelo saudável cai menos, se quebra menos e consequentemente o crescimento capilar será muito mais satisfatório.

Produtos para crescimento capilar

Nunca, eu disse NUNCA, utilizei aquelas vitaminas que são de uso animal e algumas meninas tomam ou aplicam no cabelo. Não sei o nível do seu desespero, mas acredito que não tenha sido maior que o meu, afinal, olha como eu fiquei quando cortei o cabelo:

crescimento capilar

Mesmo assim, não quis arriscar a minha saúde. O que eu fiz então… Usei xampu de cebola, tônico de alho da Gota Dourada e Pill Food. Além de fazer No Poo e seguir um cronograma capilar bem rígido. Abaixo eu vou detalhar cada um desses produtos para vocês entenderem melhor.

Xampu de Cebola para crescimento capilar

Lembrando que faço No Poo, sendo assim, não uso xampu. Quando eu me refiro a xampu de cebola para o crescimento capilar, eu quero dizer sobre o produto que uso para lavar o cabelo que no meu caso é o condicionador de co-wash.

A forma de fazer é bem simples. Pique ou rale uma cebola, coloque em um tecido fininho, esprema. O líquido que sair, você deve misturar em um pote de condicionador, ou caso você não faça no poo, em um pote de xampu. Sacuda bastante para misturar e guarde esta mistura por 15 dias.

Você só usa o líquido e não a cebola inteira ralada e guarda por esse tempo para depois usar, para que seu cabelo não fique fedendo a cebola. Você vai usar normalmente seu xampu de crescimento capilar, lavando seus cabelos com a frequência que você lavava antes.

Tônico de alho para crescimento capilar

Deve haver outros tônicos de alho, mas eu uso da Gota Dourada porque ele é liberado para no poo. A utilização é muito simples. As doses vêm marcadas na embalagem e basta aplicar de duas a três vezes por semana na raiz do cabelo e massagear. Deixe por, no mínimo, três horas. Eu deixava durante a noite quando no dia seguinte eu ia fazer algum tratamento do cronograma capilar. Este produtinho foi muito bom para o meu crescimento capilar.

crescimento capilar

Pílula para crescimento capilar

O Pill food é uma cápsula feita em farmácia de manipulação para quem quer um crescimento capilar mais rápido. Não precisa de receita, basta ir lá e encomendar. Não tem contra indicação, mas se você estiver grávida ou amamentando é bom falar com seu médico. Devem ser ingeridas duas pílulas por dia junto às principais refeições. Os efeitos colaterais que podem aparecer em algumas pessoas é aumento de pelos no corpo. Ele não engorda.

Queda de cabelos pode atrapalhar o crescimento capilar

Quem tem queda acentuada de cabelos ou calvície, pode seguir estas dicas, mas não terá o efeito total que deseja. Este é um problema de saúde e para tratá-lo você deve procurar um médico dermatologista ou em alguns casos um neurologista, dependendo da causa do problema.

Mas não seja uma louca paranoica achando que sua queda de cabelo é acentuada sem ser. Vi em um grupo no Facebook uma mulher que tinha acabado de ter filho e falou que ia ficar careca porque o cabelo estava caindo demais. Minha gente, durante a gravidez os hormônios mudam muito e seu cabelo cai menos do que deveria, só que como é coisa boa, você não repara.

Aí quando seu bebê nasce, todo o cabelo que não caiu durante a gravidez, vai cair. É claro que quem tem pouco cabelo, vai reparar mais, afinal, em alguns casos, se abrem até alguns clarões na cabeça. Eu, por exemplo, apesar de ter muito cabelo, fiquei com entradas.

Isso mesmo, entradas, igual de bebê que nasce com cabelo e cai depois e também muito parecidas com daqueles homens que começam a ficar calvos ainda na juventude. Mas como eu disse, eu sempre tive muito cabelo e nesse momento não estava preocupada com o meu crescimento capilar. Depois de um tempo, o cabelo parou de cair sem que eu fizesse nada.

crescimento capilar

repare nas entradas na testa

Quem tem cabelo cacheado e não penteia todos os dias, também pode achar que na hora de pentear está caindo demais. Gente, a média de queda é de 100 fios por dia. Se você não penteia, não vai cair essa quantidade, talvez caia um pouco no travesseiro durante a noite e pronto. O que não caiu naquele dia, vai cair quando você for lavar e pentear.

Não dá pra contar, mas tente olhar de forma mais fria e ser menos paranoica. Pergunte a alguém que está sempre com você ou a um profissional para te deixar mais tranquila.

Espero que vocês tenham gostado das dicas do Doce como Mel para crescimento capilar. Se inscreva na nossa newsletter para receber nossas novidades por e-mail, curta nossa página no Facebook e siga o @docecomomelblog no Instagram.

Abaixa seguem mais alguns textos que vocês devem gostar:

Reconstrução capilar para fazer em casa

Como repor a oleosidade nos cachos

Hidratação capilar caseira

 

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

2 ideias sobre “Crescimento capilar, projeto Rapunzel

  1. Oi linda
    Li seus posts sobre transição
    Estou no 6° mês
    6 dedinhos de cabelo natural, mas não tenho coragem de fazer o big shop
    Pelo que reparei, meu tipo de cacho é semelhante ao seu
    No caso, nossos cachos são 3a 3b ou 3c?
    Sempre vejo fotos desses tipos e fico em duvida
    Beijos

  2. Olá Verônica, nossos cachos são 3b.
    Tenha paciência com o crescimento, se não tiver chuta o balde e faça logo o big shop 😉
    Você vai amar, é muito mais fácil cuidar quando fica um tipo só.
    Vou atualizar as fotos aqui no blog pra vc ver como o meu cresceu rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.