Controle Financeiro, saiba como utilizar seu dinheiro

controle financeiroEm tempos de crise, desemprego, inflação, etc., o controle financeiro deve ser aplicado para que possamos passar por essa turbulência de forma mais tranquila. Ter controle financeiro ajudará você e sua família a realizar seus sonhos e objetivos, viver melhor, se planejar para fazer aquela viagem tão sonhada, comprar aquele imóvel ou qualquer outro objeto desejado, ou apenas garantir uma aposentadoria confortável para que seja bem vivida e aproveitada.

Neste artigo falo um pouco sobre controle financeiro. Já temos dois artigos falando sobre como economizar dinheiro: Como economizar dinheiro parte 1 e Como economizar dinheiro parte 2. Dou algumas dicas super valiosas pra você que tenta de todas as formas economizar e mesmo assim vive no vermelho. Absorva o máximo de informações e ponha em prática, você verá que tudo começa com organização e prioridades!

Controle Financeiro – traçando metas

Você precisa traçar metas para conseguir ter controle financeiro. Não indico economizar e juntar dinheiro sem ter um objetivo, juntar por juntar é desmotivante porque você vai ter que se privar de fazer coisas que gostaria de fazer hoje, por um objetivo futuro. Se esse objetivo não existir, como você vai “se convencer” a poupar. Se tiver um objetivo lá na frente pra usar o dinheiro você fica motivado, pois sabe que, mais cedo ou mais tarde, conseguirá realizar aquele sonho que tanto deseja, verá que aquelas privações valeram a pena.

Essas metas precisam ser muito bem detalhadas. E falo sobre elas no texto Como economizar dinheiro parte 2.

Controle Financeiro – utilizando a planilha de gastos

Ter uma planilha de gastos é o primeiro passo para quem quer ter o controle do seu  dinheiro. Ela vai ajudar a saber o quanto está saindo com contas e despesas mensais, o valor a pagar por elas, o quanto está entrando e o quanto você está poupando para os seus objetivos.

Com a planilha de gastos você não vai atrasar suas contas por distração, já que você poderá colocar a data de vencimento de cada uma. Além de poder comparar os valores mês a mês, se a conta de luz se mantém o mesmo valor ou subiu, assim como água ou condomínio. Poderá também controlar os gastos extras como medicamentos, passeios e outros.

Para lhe ajudar a alcançar seus objetivos deixarei abaixo um modelo de planilha de gastos que sigo, é uma planilha bem simples, em Excel que você pode editar e adequar a sua realidade, incluindo ou excluindo colunas.

Click para fazer o download da planilha de controle financeiro

Nessa planilha anexa você pode incluir ou excluir não só as colunas, mas também abas para colocar gastos extras, gastos com cartão de crédito, etc. Essa planilha já está com formatação condicional então quando o valor do gasto passa do que você estipulou, a célula muda de cor. Ela também já está com os totais configurados para realizar as somas automáticas, isso não é bloqueado, você pode mexer e fazer do jeito que achar melhor.

Controle Financeiro – aprenda a utilizar o cartão de crédito

O cartão de crédito é um aliado na mão daqueles que sabem como usar. Mas nem todos possuem esse conhecimento e na grande maioria das vezes, ele acaba se tornando um vilão.

Abaixo darei algumas dicas importantíssimas no uso do cartão de crédito para ter controle financeiro. Seguindo-as, você terá sucesso com suas finanças e o cartão de crédito se tornará peça fundamental nesta conquista.

  • Primeiramente é necessário salientar que usar o cartão requer muita disciplina e planejamento. Por isso é muito importante você ter total controle das suas finanças. A planilha de gastos que falei e deixei o modelo acima já é um ótimo começo!
  • Quando a compra no dinheiro não der nenhum desconto, prefira comprar no cartão. Acontece que comprando com cartão de crédito terá direito a pontos que podem ser trocados por milhas, por exemplo, e posteriormente por passagens aéreas.
  • Pague toda a fatura mensalmente, assim evitará os juros, acumulando e formando uma grande bola de neve.
  • Existem gastos que se repetem a todo mês como compras no mercado, farmácia, abastecer seu automóvel, etc.. Esse tipo de compra é preferível que seja passado no cartão em apenas uma parcela. Acontece que se esse gasto é mensal e você parcelar, uma parcela vai juntar com a outra e aí o descontrole é certo.
controle financeiro

Keep calm and entenda os números!

Espero que esse artigo tenha sido importante de alguma maneira para seu controle financeiro. Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários! Abaixo seguem mais alguns posts que vocês devem gostar:

Como economizar luz

Como economizar água

The following two tabs change content below.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.