Comprar casa através de financiamento imobiliário


Apesar de termos entrado em um financiamento imobiliário e falar disso nesse texto, já começo dizendo que essa não é a melhor maneira de comprar casa. Não vou me aprofundar muito no assunto, mas vou explicar rapidamente porque digo isso.

Quando você faz um financiamento imobiliário, você está pegando dinheiro emprestado com o banco para comprar casa, e por esse empréstimo você paga bem caro, chega a ser 3 vezes o valor do imóvel.

Quando você junta o dinheiro para comprar a vista, você consegue fazer isso em mais ou menos 10 anos se juntar a entrada que você daria no financiamento mais as parcelas, porque seu dinheiro está rendendo. Frente aos 30 anos que você vai ficar pagando seu imóvel financiado, realmente é muita diferença, não é mesmo?

O Rafael Seabra explica isso melhor nesse texto aqui.

Minha única opção para comprar casa é o financiamento

Com certeza, se você escolheu o financiamento imobiliário é porque você tem seus motivos. Seja porque não sabe como investir, seja porque tem pressa, seja porque não tem disciplina para juntar dinheiro, e é por isso que vou dar algumas dicas para você não passar pelos problemas que passamos na hora de comprar casa.

comprar casa

A pressa é um dos principais pontos que leva a gente a comprar casa financiada, afinal você faz o trâmite e em pouco tempo vai estar dentro da casa que é sua, ou será um dia quando você terminar de pagar. É bem diferente do aluguel em que você paga, paga, paga, às vezes mais caro que a parcela do financiamento e o imóvel nunca será seu.

A falta de disciplina para juntar dinheiro também leva muito gente a comprar casa através de financiamentos, afinal lá, se você não pagar aquela parcela todo mês, seu nome vai ficar sujo e você ainda vai perder a casa, já com o dinheiro na poupança você acaba caindo em tentação e comprando outras coisas.

Dicas para comprar casa financiada

Vou me basear na nossa experiência e em algumas informações mais atuais que eu encontrar, afinal já tem 4 anos que começamos o processo de financiamento, logo, pode ter mudado alguma coisa:

Nunca confie no corretor de imóveis

Infelizmente nós fizemos isso e nos demos mal. O que acontece é que o corretor de imóveis é um vendedor que provavelmente só vai te vender uma vez na vida. Uma comparação simples: você compra pão todo dia na padaria, o dono da padaria vai tentar te manter como cliente, afinal você compra pão todo dia. Já uma casa, provável que só compre uma na vida, ou quando for comprar outra, com certeza aquele corretor com que você comprou a primeira não vai mais estar trabalhando com isso, ou não trabalha na região da nova casa.

Então pensando nisso, ele não vai nem se dar ao trabalho de te manter como cliente, se tiver que mentir ou esconder alguma verdade para fazer essa venda, ele vai fazer isso, principalmente porque uma casa não se vende todo dia, e eles precisam da comissão para viver, em alguns casos ele vende uma casa num mês, ou seja, ele precisa fazer aquela venda para viver o mês inteiro.

Quanto maior o valor em jogo, mais corruptível é o ser humano. Infelizmente.

Não se afobe, outras oportunidades virão para comprar casa

Apesar de tentarem te convencer de que aquela oportunidade é única, de que você não vai encontrar um imóvel melhor que aquele por aquele preço, ou que em outro lugar você não vai poder pagar, pesquise muito.

Essa pode ser a casa que você e seus filhos terão que passar o resto da vida, se você comprar em um lugar que não gosta, ou comprar uma casa que você não gosta por ser pequena, mal construída ou qualquer outra coisa, o arrependimento pode ser amargo e duradouro.

Na hora de comprar casa, avalie outros pontos importantes além do dinheiro

É claro que tendemos a procurar sempre a opção mais financeiramente acessível, mas comprar casa não se resume apenas ao dinheiro. Avalie tudo, principalmente o local. Verifique o lugar em horários e situações totalmente diferentes, por exemplo, vá lá durante o dia, durante a noite, em dias muito quentes, em dias de chuva, converse com os moradores antigos, seus futuros vizinhos, ouça o que eles têm a reclamar do local.

Pesquise também na internet, tudo sobre esse lugar, olhe o entorno. Mas por favor, não acredite só no que o corretor te disser.

Coloque na ponta do lápis outros gastos

Você pode já ter feito a conta e viu que a parcela do imóvel cabe no seu orçamento, mas não esqueça que se você estiver comprando um apartamento, também vai ter condomínio. Além disso, se você morava na casa dos seus pais, agora vai ter que mobiliar tudo.

dicas para comprar casa

Se você quer dicas de como mobiliar um apartamento pequeno você encontra aqui.

Caso você se mude para outra cidade, tem que avaliar o custo de vida, assim como se a distância para o seu trabalho aumentou, o gasto com combustível ou transporte público também vai aumentar.

Segue a continuação desse texto em que eu falo mais sobre os trâmites em relação à construtora, como você faz o financiamento e tudo mais que você precisa saber para comprar casa financiada: Comprar Casa parte 2

The following two tabs change content below.

2 ideias sobre “Comprar casa através de financiamento imobiliário

  1. Pingback: Como economizar dinheiro - Doce como Mel

  2. Pingback: Financiamento imobiliário - Comprar casa parte 2 - Doce como Mel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.