Como economizar dinheiro parte 2

como-economizar-dinheiro

Oi gente, como prometido no outro post (veja aqui) hoje vou dar continuação a esse assunto que tira o sono de muita gente: como economizar dinheiro. Comecei a falar do assunto nesse post aqui: Como economizar dinheiro, e lá dei algumas dicas para você organizar as suas finanças e entender como seus gastos são realmente, aqui vou dar outras dicas, inclusive vou dar a continuação até mesmo da numeração das dicas.

Aqui vou falar de objetivos, de como se liberar de pequenos comportamentos que só atrasam sua vida financeira e de alguns que podem te ajudar. Mas então chega de blablabla e vamos às dicas de como economizar dinheiro.

Como economizar dinheiro – Dica 5: Ter um objetivo

Se tem uma coisa que atrapalha a poupar dinheiro é a falta de objetivo. Se você não tem um porquê para economizar, algo que te dê motivação para deixar de gastar hoje e juntar, não adianta, você não vai poupar. Se você quer juntar por juntar, na primeira oportunidade que você tiver para gastar o dinheiro, você vai gastar, não tem jeito.

Então trace os seus objetivos, uma viagem, uma cirurgia plástica, a compra de um carro, a compra da casa própria, a aposentadoria, a independência financeira, o passeio para a Disney que seus filhos tanto querem, qualquer coisa, mas você tem que ter um ou vários objetivos.

Mais do que ter os objetivos, você precisa saber quanto eles custam e em quanto tempo você quer realizá-los. O ideal é que você tenha 3 objetivos para economizar dinheiro, um de curto prazo, um de médio prazo e um de longo prazo.

O objetivo de curto prazo é para realização em até um ano, a compra de um celular melhor, uma viagem, uma cirurgia, algo que você queira realizar em um ano ou menos. O objetivo de médio prazo é aquele que você vai demorar mais de um ano para realizar, porém menos de 10 anos. Acima de 10 anos é objetivo de longo prazo.

Depois que você já descobriu todos os seus objetivos, agora é hora de saber quanto eles custam e então ver quanto você precisa juntar por mês para conseguir realizá-los no tempo. Para saber a forma correta de aplicar o seu dinheiro, eu indico mais uma vez o site Quero Ficar Rico do Rafael Seabra. Lá você vai encontrar tudo sobre vários tipos de aplicação.

Como economizar dinheiro – Dica 6: Poupar antes de tudo

como economizar dinheiroAlgumas pessoas usam a expressão “pague-se primeiro”, eu não gosto dela porque a impressão maior que ela passa é que você gaste hoje com alguma coisa pra você e depois pague suas contas e a ideia não é essa.

Como economizar dinheiro não é nada fácil, você precisa primeiro separar o dinheiro que você vai poupar primeiro para depois pagar suas contas. Se você está cheio de dívidas agora, ou está com seu orçamento comprometido com vários gastos fixos agora, talvez ache isso impossível.

Mas quando você se acostumar a poupar primeiro, você já não vai mais comprometer esse dinheiro com mais nada além dos seus objetivos. Mas para se livrar das dívidas e do orçamento apertado, você precisa seguir a dica abaixo.

Como economizar dinheiro – Dica 7: Quer ser rico? Não finja ser, poupe para isso

como-economizar dinheiroNão adianta você não ter dinheiro nem para comprar uma pizza e querer andar com roupa de marca para parecer rico, ostentar não é a melhor opção para quem está buscando economizar dinheiro para um objetivo maior. Se você ficar tentando fingir que é rico, você nunca vai conseguir ser rico de verdade.

Você compra um carro que não pode bancar, faz programas de gente rica e paga no cartão de crédito, mas quando chega a fatura você não pode pagar ou vai deixar de poupar seu dinheiro para pagar, você não pode viver pensando só no hoje.

Para que você possa um dia desfrutar de uma vida confortável você precisa abrir mão de certos luxos supérfluos que só massageiam o seu ego agora ou que você faz apenas para mostrar para os outros, mas que não vão te levar a lugar algum.

Eu não estou dizendo que você não deve aproveitar a vida hoje, como eu disse no texto anterior (veja aqui) você precisa sim ter seu lazer, se não você fica desmotivado para poupar dinheiro e até mesmo para viver, mas ir para a boate mais cara da cidade não é a única forma de lazer, é?

Você pode levar uma vida mais simples, mas com prazer para assim você conseguir sempre ter o que você quer sem viver endividado.

Em breve vou voltar a falar desse assunto e gostaria que vocês dessem sugestões e se tiverem dúvidas é só comentar que se eu não souber eu corro atrás. Assine o feed do Doce como Mel e receba as atualizações do blog por email, sempre tem informações legais.

Segue mais uma vez o link do primeiro texto sobre o assunto: Como economizar dinheiro

E alguns outros textos que você pode gostar:

Como comprar casa financiada

Como economizar água

Como economizar energia elétrica

 

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

Uma ideia sobre “Como economizar dinheiro parte 2

  1. Pingback: Como economizar dinheiro - Doce como Mel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.