Como Economizar Água


Vivemos no Planeta Terra que é mais de 70% coberto por água, e por isso poderia se chamar Planeta Água, mesmo com esta abundância é importante salientar que de toda essa água cerca de 97% é salgada encontrada nos oceanos, em torno de 2% de água doce encontra-se congelada nas geleiras polares e nos lençóis freáticos e menos de 1 % é encontrada em açudes, rios, represas etc. e estas são as destinadas para consumo humano.

como economizar água

Esta quantidade de água parece pequena, mas é suficiente para abastecer toda a humanidade, tanto é que mesmo diversos rios e lagos se encontrando totalmente poluídos o que sobra por enquanto está sendo suficiente, mas não por muito tempo.

Falei um pouco dá água em termos mundiais, agora vamos trazer este assunto para mais perto de nós, ou seja, falar do nosso país. O Brasil é um privilegiado em relação à água doce do planeta já que contêm em torno de 12% do total, porém mesmo com essa grande quantidade a distribuição é muito falha e ela não chega a todos da forma adequada.

Por conta da má distribuição, da grande quantidade que se encontra poluída e do mau uso por parte da população, indústrias e agricultura, a água vem ficando escassa e economizá-la é preciso. Este artigo falará um pouco de como economizar água, mostrarei algumas dicas simples para serem seguidas em casa que, além de preservar este bem precioso, ainda diminuirão o valor da sua conta de água.

Como Economizar Água em Nossas Casas

Primeiramente darei algumas dicas de como economizar água em nossas casas, são dicas simples que muitas vezes você faz e nem mesmo nota o quanto de água poderia está sendo economizada.

  • No banho – quando se toma um banho demorado com o chuveiro aberto todo tempo, o gasto de água pode girar em torno de mais de 130 litros, e se for banho quente o consumo de energia também será intenso. Para saber mais sobre como economizar energia, veja esse post. Para saber como economizar água e dinheiro no banho o tome mais rápido e quando for passar o sabonete, xampu ou condicionador desligue o chuveiro e só torne a ligá-lo no momento de tirar o produto.
  • Escovar os dentes – tem pessoas que escovam os dentes com a torneira ligada sem parar e o consumo de água fica em torno de 25 litros neste momento. Para economizar água, ligue a torneira somente depois da escovação. Outro meio que dá super certo é usar apenas um copo com água para enxágue, você notará que apenas com um copo é possível escovar bem os dentes e economizar água.
  • Lavar louças – molhe a esponja com detergente de início, desligue a torneira, ensaboe toda a louça e depois enxágue tudo de uma só vez.
  • Lavar o carro – para saber como economizar água na lavagem do carro basta ao invés de lavá-lo com mangueira usar um balde. Com o balde usa-se pouco mais de 50 litros para lavagem de todo o carro, com a mangueira este consumo gira em torno dos 600 litros. Muita coisa não é mesmo.
  • Outras dicas de como economizar água em casa – tenha um copo só seu em casa para beber água, assim evitará ficar lavando com tanta frequência, ou use uma garrafinha. Reutilize a água usada para colocar roupas de molho ou de enxágue para jogar dentro do vaso sanitário, lavar a calçada etc. Quando chover tente recolher a maior quantidade de água possível, para isso compre grande galões para colocá-la, assim terá água para molhar as plantas, lavar o carro e qualquer outro objeto etc. como economizar águaExistem pessoas que utilizam a mangueira para varrer as calçadas isso é um absurdo pela grande quantidade de água sendo usada sem nenhuma utilidade. Use a vassoura para varrer sempre foi assim e sempre terá de ser, vamos nos preocupar com os problemas alheios, pois este pode virar o nosso problema, sem contar que vamos tentar deixar um mundo melhor para os nossos filhos, netos etc., e sem água isso não será possível.

Outras Dicas para Economizar Água

Acima dei algumas dicas de como economizar água na nossa residência, mas é importante você ter as mesmas atitudes de casa no trabalho, faculdade, academia etc. Além disso, a conscientização é o melhor remédio para economizar este bem, portanto tente mostrar para todos o que você está fazendo, fale também de quanto economizou na conta de água, pois infelizmente vivemos em um mundo onde enquanto não se fala em dinheiro nada funciona.

Já ensine seus filhos sobre a importância da água e mostre-o como economizá-la, talvez assim, aos poucos a população vá se conscientizando e preservando-a.

Para terminar este artigo gostaria de informar um dado que li há poucos dias em um trabalho da faculdade se não me engano, este parte me chamou a atenção e gostaria de partilhar esta informação com vocês. Nele estava escrito que para atender as nossas necessidades básicas do dia a dia segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) é estipulado que pouco mais de 100 litros diários já é suficiente.

O dado que me alarmou é que nos Estados Unidos cada cidadão gasta em média mais de 500 litros diariamente para o seu próprio consumo, em compensação em alguns países da África cada cidadão vive com menos de 10 litros diariamente, é muita desigualdade que vemos nesse mundo, a  água é um bem que precisa estar ao alcance de todos na mesma proporção e qualidade, mas devido a uma série de fatores econômicos principalmente esta população fica esquecida e morre aos poucos, pois além de água faltam também comida, saúde e uma série de coisas básicas para sobrevivência.

Economize água, ela é um bem finito principalmente se não for usada de forma adequada, pense no mundo que deixará para os seus familiares, pense em como deve ser triste não ter água para matar a sede ou tomar um banho, pense que mesmo nos dias atuais milhares de pessoas não têm água tratada nem mesmo para beber, e é muito mesquinho da sua parte jogá-la como se nada estivesse acontecendo!

como economizar água

Água: usar com consciência para ter sempre!

The following two tabs change content below.

5 ideias sobre “Como Economizar Água

  1. Pingback: Água, faz bem à saúde e emagrece - Doce como Mel

  2. Pingback: Como economizar dinheiro - Doce como Mel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.