10 coisas que fazem o bebê chorar

bebê chorarApesar de a maioria das pessoas entenderem que o recém nascido tem como única forma de comunicação o choro, muitas pessoas olham torto se o bebê chorar e realmente é muito estressante ficar ouvindo o choro do bebê por menor que seja o tempo.

As mamães e os papais de primeira viagem se desesperam quando o bebê chora mais do que 30 segundos sem parar, por isso hoje fiz um post para falar sobre os principais motivos pelos quais os bebês choram tanto, assim você vai ter várias opções para recorrer para ver se o bebê para de chorar.

Fome é o primeiro motivo que faz o bebê chorar

Apesar de não ser o único e as pessoas de fora sempre falarem que o bebê está chorando por fome, esse é realmente o principal motivo que faz o bebê chorar, o que não quer dizer que você vai passar o dia inteiro com o bebê no peito ou na mamadeira.

Quando um bebê mama até ficar cheio, mas ainda demonstra fome, o problema pode estar na amamentação, eu aconselho que você dê uma lida no texto Amamentação parte 3 que explica direitinho as fases do leite e o seu bebê pode não estar conseguindo chegar a parte que realmente sacia.

Futuramente vou fazer um post sobre a rotina do bebê e tenho certeza de que vai te ajudar muito a evitar o choro, já que com a rotina você vai prever o que o bebê quer e quando ele chorar você já vai saber que é algo fora do comum.

Sono pode ser o mais sutil dos motivos que fazem o bebê chorar

Eu aprendi na prática como o bebê com sono pode tirar o sono e a paciência de toda uma família e quem mais estiver por perto. A Mel passou por uma fase bem complicada de sono logo depois de “destrocar” a noite pelo dia. Eu vou falar mais sobre isso no texto que vou fazer falando sobre o sono do bebê.

Mas se o seu bebê acabou de mamar ou tem no máximo uma hora que ele mamou, é bem provável que ele esteja com sono, tente colocá-lo para dormir e veja se funciona.

A fralda suja também faz alguns bebês chorarem

Alguns bebês simplesmente nem se importam com a fralda suja ou molhada e com esses é até bom ficar mais atento porque eles não dão sinal então é bom sempre olhar a fralda. Mas alguns bebês choram muito quando a fralda está muito molhada ou suja, então se o seu bebê não está com fome e acabou de acordar, dê uma olhadinha na fralda.

Arroto preso com certeza faz o bebê chorar

Se você acha que é frescura, ou que não é possível que um arroto incomode tanto, beba bastante líquido e antes de arrotar se deite… veja se você consegue arrotar deitada, veja se não vai ficar muito incomodada, é simplesmente insuportável.

Então se o seu bebê acabou de mamar, coloque ele na posição mais em pé possível, de preferência apoiado no seu ombro e dê suaves tapinhas nas costas dele até que ele arrote, sempre faça isso depois das mamadas, mesmo que ele não esteja chorando. Os gases presos causam cólicas, e tenha certeza de que você não quer que seu bebê sinta cólicas.

bebê chorar 2

Cólicas, a causa do choro mais difícil de eliminar

Eu vou fazer um texto exclusivamente sobre cólicas porque essa é uma parte bem extensa. Mas o que você pode fazer é procurar evitar consumir alimentos muito fortes como os alimentos a base de milho, leite, chocolate, feijão, etc. caso você amamente o seu bebê no peito.

Aos poucos você vai observar que o bebê sente mais cólica no dia que você come determinado alimento e aí você vai ter um controle maior disso, mas na hora da cólica, para amenizar o desespero, você pode aquecer a barriguinha do bebê com uma bolsa térmica ou colocando ele sobre você.

bebê chorar 3

Calor ou frio também fazem o bebê chorar

Dos motivos que levam o bebê a chorar, esses são um dos que a gente nem lembra, a menos que esteja muito frio ou muito calor a ponto de incomodar aos adultos, mas lembre-se de que o bebê é bem mais sensível que um adulto, assim, se ele não estiver com fome, sono, fralda suja, arroto preso ou cólica, pegue nas mãos dele, se estiverem quentes ele pode estar com calor ou febre, se não tiver, toque no peito, costas ou na barriguinha, se estiverem frios, ele deve estar com frio.

Outras dores além da cólica também fazem o bebê chorar

As dores mais citadas são de ouvido e de cabeça, ambas as dores costumam fazer o bebê levar a mão ao local da dor, mas para ter certeza, você pode apalpar de leve próximo ao ouvidinho do bebê e ver se ele reclama, ver também se está inchado em volta das orelhas.

A dor de cabeça é mais difícil de identificar, se desconfiar de que ele está com dor de cabeça ou qualquer outra dor incessante, entre em contato com o médico.

Bebê incomodado também chora

O bebê também sente coceira, também se incomoda em ficar muito tempo na mesma posição, se irrita com uma etiqueta roçando no pescoço e qualquer outra coisa. Os bebês muito sensíveis se incomodam com tudo, o ideal é que você verifique o bebê inteiro e veja se não tem nada o incomodando.

Estresse faz o bebê chorar

Quando o bebê sai da rotina, ele pode ficar muito estressado e chorar demais, se foi um dia de vacina, consulta médica, muitas visitas, barulho excessivo na vizinhança, noite mal dormida (levando em consideração o normal, afinal as noites com um recém nascido costumam ser sempre mal dormidas), ou qualquer outra coisa que possa deixar o bebê estressado pode ser o motivo do choro.

Leve-o para o lugar mais silencioso e escuro da casa e fique bem abraçadinha com ele, faça algum ruidinho nos ouvidos dele, pode ser um chiado, um zumbindo, uma musiquinha suave, dê suaves tapinhas nas costas e aos poucos ele irá se acalmar.

O mais gostoso dos motivos do choro

bebê chorar 4

O bebê quer colinho, mamãe! Eu não sou a favor de passar o dia inteiro com o bebê no colo, acho sim que isso deixa o bebê mal acostumado, mas quando ele é muito novinho, ele ainda está muito ligado à mamãe, ainda é muito frágil, dar colinho e aconchego com moderação não irá estragar o bebê, e não se esqueça, ele nunca mais será desse tamanhozinho e no futuro nem vai mais querer seu colo.

Gente, espero que vocês tenham gostado desse post, comentem, compartilhem, assinem o Feed de notícias do Doce como Mel, tô sempre colocando posts novos. Abaixo seguem alguns que vocês devem gostar:

Como amamentar

Saiba o que é normal no desenvolvimento do bebê

Introdução dos alimentos sólidos

 

The following two tabs change content below.
Mãe em tempo integral da Mel. Escrevo há dois anos sobre maternidade, cabelos cacheados, saúde, emagrecimento, turismo e tudo o que pode te ajudar a viver melhor. Sempre com informações verdadeiras e atualizadas.

Latest posts by Katy Castro (see all)

2 ideias sobre “10 coisas que fazem o bebê chorar

  1. Pingback: Amamentação, tudo o que não te contaram (Parte 1) - Doce como Mel

  2. Pingback: Dedo ou chupeta, qual é o melhor? - Doce como Mel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.